ITB - Brasílio Flores de Azevedo
Palestra de ex-aluno agita Sematec no ITB Brasílio Flores de Azevedo

O ITB Brasílio Flores de Azevedo recebeu a visita do ex-aluno do Curso Técnico em Informática, Fernando Ferreira de Oliveira, que atualmente trabalha na Microsoft e estuda Engenharia da Computação na USJT. A palestra “Tendências tecnológicas de mercado até 2020”, ministrada pelo ex-aluno, faz parte da Sematec, a Semana de Tecnologia do ITB Brasílio Flores de Azevedo. O evento reúne trabalhos e atividades de todos os cursos da Unidade.

“A importância de palestras como essa é mostrar para os alunos até onde eles podem chegar, trazer uma visão de como é o mercado de fato, no que eles podem evoluir e alguns caminhos que eles podem tomar” disse Fernando Ferreira de Oliveira, que deu a seguinte dica: “Sempre estudar, ter a humildade de reconhecer que precisa estar sempre em desenvolvimento, pois em questão de poucos anos as coisas mudam muito no cenário de tecnologia”, finalizou.

A aluna Juliana Ferreira Souza, do 3º ano do Curso Técnico em Informática, usará as dicas do palestrante para atingir seus objetivos já que está um pouco indecisa sobre qual faculdade escolher no futuro, o palestrante “precisou estudar bastante todas as áreas para que se encontrasse na área em que mais gostava”.

Para Ricardo Luiz dos Santos Careta, aluno do 2º ano do Curso Técnico em Informática, a palestra funciona como um incentivo, pois mostra “a experiência do palestrante, todo o caminho que ele percorreu, tudo que ele fez. Saiu daqui como um aluno simples do ITB, que entrou aqui sabendo nada, todos nós podemos avançar, se elevar e chegar em empresas grandes, basta querer e se esforçar ao máximo”.

Os alunos também puderam assistir a palestras dos mais variados temas, como: “Empreendedorismo e Projeto de Vida”, ministrada pelo Prof. José Francisco Toledo Melara; “Entrevista de Emprego: Dicas do que fazer e do que não fazer”, com Diego Modesto; “Escola Politécnica da USP: Ingresso, possibilidades e caminhos”, com o Prof. Edvaldo Simões da Fonseca Jr (USP-Poli); “Mantas Asfálticas: Projeto e Aplicação”, proferida pelo Téc. Joaquim P. Souza Sobrinho (Viapol); “Empreendedorismo e Projeto de Vida”, com o Prof. José Francisco Toledo Melara; “Sustentabilidade e Eficiência Energética em Edificações”, ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Ioshimoto (USP-Poli, Mackenzie e IPT); “Motivação e Mundo Corporativo”, proferida pelo Eng. Marcelo Lins Junior (Eng. Manutenção de Reparos de Equipamentos Hospitalares - Empresa Philips Medical System); “Tecnologia do Concreto: Dosagem e Aplicação”, ministrada pelo Eng. Oséias Rolim dos Santos (SABESP); e “Gestão de Carreira e Perspectivas da Indústria Eletroeletrônica no cenário econômico atual”, ministrada pelo Eng. André Pedroni (General Manager - Empresa Komax do Brasil).

Durante a Sematec, os alunos também puderam demonstrar os seus projetos de TCC através da montagem de stands no pátio e nas salas de aula. Cada grupo de alunos estava responsável pelo seu projeto e deveria fazer uma apresentação para os frequentadores da feira, seja aluno de outro curso, professores ou público geral. Os laboratórios também receberam atividades, dentre elas os seguintes cursos: “Arquitetura: Projeto de Reforma, com o Prof. Fabrício L.M. Botelho; “Mantas Asfálticas: Demonstrações Práticas”, com Téc. Joaquim P. Souza Sobrinho (Viapol); “Operação e Manutenção de um Shopping Center, com o Prof. José Francisco Toledo Melara; “Autocad 3D: Comandos Básicos, Eng. Gabriel Giuseppe Martins Benfica; “Sketchup: Comandos Básicos, com a Profa. Francine Hayashi Uessugui; “Programa e Desenvolvimento em Negociação”, com o Prof. José Francisco Toledo Melara; e “Arquitetura e a Automação Residencial: Combinando Estilo com Inovação Tecnológica”, por Fabrício Duarte e Eduardo Furugem (One Touch).

Para Arthur Rizzi Gama da Silva, aluno do 3º ano do Curso Técnico em Telecomunicações, a Sematec mostra “a capacidade dos técnicos que o ITB forma e a capacidade que eles têm de desenvolver projetos que são utilizados no nosso dia-a-dia, além do trabalho em equipe, importante para desenvolver os projetos”.

Gabriel Cardoso das Chagas, aluno do 2º ano do Curso Técnico em Telecomunicações, disse que “o evento permite que os outros alunos conheçam um pouco mais sobre Telecomunicações e mostra a importância do nosso trabalho”.

“Colocamos em prática os conceitos que aprendemos ao longo dos três anos de curso”, disse Fernanda Cardoso de Souza, aluna do 3º ano do Curso Técnico em Edificações, que também agradeceu o auxílio dos professores e falou que “a Sematec veio para dividir os conhecimentos”.

Colhendo os frutos

Durante a Sematec do ano passado, um grupo de alunos de primeiro ano desenvolveu o “Projeto Eleição”. Os alunos Igor Carlos, Paulo Tozi e Ricardo Careta, atualmente no 2º ano do Curso Técnico em Informática do ITB Brasílio Flores de Azevedo, foram contratados como estagiários pela Coordenadoria da Juventude e Políticas Sobre Drogas do Município de Barueri. Outras escolas da cidade estão utilizando o “Projeto Eleição”.

Segundo Igor Carlos, “durante este tempo de estágio, o sistema eleitoral foi aprimorado a fim de promover uma melhor experiência aos candidatos e eleitores da unidade escolar”. Paulo Tozi falou que “é importante ressaltar que durante a concretização do projeto de expansão do sistema eleitoral, foi feita uma parceria entre a Coordenadoria da Juventude e o CIPRODAM (Centro de Tecnologia da Informação e Processamento de Dados) de Barueri, que nos forneceu a infraestrutura que o sistema eleitoral necessita”. Já Ricardo Careta disse que o sistema já “foi implantado nas seguintes escolas: Itajay Feitosa Martins, Myrthes Therezinha Assad Vilela, Leonor Mendes de Barros, José Domingos da Silveira e ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi”.