Acesso

Design de Interiores


Eixo tecnológico:

Produção Cultural e Design

Descrição do curso:

O curso técnico em Design de Interiores habilita o aluno a projetar e executar soluções para ambientes internos residenciais, comerciais, entre outros, visando o uso e a ocupação dos espaços de modo a otimizar conforto, estética e segurança, além de aplicar conceitos do espaço bidimensional e tridimensional, através de técnicas de representação gráfica.

Forma:

Integrada diurno | Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3240 horas (Integrado) | 1200 horas (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Senso artístico e estético; olhar criativo, original e inovador; dinamismo; capacidade de analisar criticamente e argumentar. O profissional formado no curso está habilitado a projetar e executar soluções para ambientes internos, de acordo com as normas técnicas, de espaços residenciais, comerciais, vitrines, exposições e eventos, visando o uso e a ocupação dos espaços de modo a otimizar o conforto, a estética, a saúde e a segurança, a acessibilidade, a ergonomia, o conforto luminoso, térmico e acústico.

Campo de atuação:

São inúmeras possibilidades e vertentes diferentes para empregar a criatividade e experimentar tendências. O profissional em design de interiores pode atuar em: escritórios de design, arquitetura, lojas de móveis e decoração, ou ser um empreendedor e ter o seu próprio negócio. Além disso, pode criar peças de acordo com as necessidades do cliente e o espaço disponível.

Diploma:

Técnico em Design de Interiores (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - PROF.ª MARIA THEODORA PEDREIRA DE FREITAS" - FIEB Unidade Alphaville (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Rossana Morais dos Santos

E-mail:
rossana.santos@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Anhembi Morumbi, atualmente está obtendo o grau de bacharelado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo. Além disso, possui formação complementar em Avaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem: Saberes e Práticas pelo IFSP – Instituto Federal de São Paulo. Atuou em Construção Civil e possui experiência profissional como analista de projetos estruturais (Gerdau), analista de projetos pré-fabricados (IGA Engenharia), analista de projetos executivos (Engenineering a Hill International Company), assistente técnica (Wtorre Construtora), analista de projetos ambientais (Fral Consultoria), analista de projetos/coordenadora (Poli Júnior), além trabalhar como arquiteta no escritório Rossana Morais Arquitetura e Interiores. Detém conhecimento avançado em inglês e básico em espanhol.