Acesso

Edificações


Eixo tecnológico:

Infraestrutura

Descrição do curso:

O curso técnico em Edificações habilita o aluno a desenvolver e executar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais; planejar a execução de obras e seu orçamento; prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas, dentre outros.

Forma:

Integrada diurno | Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3240 horas (Integrado) | 1200 horas (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Capacidade de analisar e resolver problemas; raciocínio lógico; interesse por instrumentos, máquinas e equipamentos; facilidade com números e cálculos. O profissional formado no curso pode desenvolver e executar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais de acordo com normas técnicas e a legislação. Além disso, planeja a execução de obras e seu orçamento, presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas, orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de edificações, além de auxiliar na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Campo de atuação:

O mercado de trabalho para o Técnico em Edificações é considerado amplo, principalmente na construção civil, seu maior empregador. Dessa forma, este profissional pode atuar em escritórios de projetos, setor imobiliário e no planejamento, supervisão e controle da execução de obras, independentemente do tipo de estrutura.

Certificação:

Laboratorista (ao concluir o Módulo I).

Cadista para a Construção Civil (ao concluir o Módulo II).

Desenhista Calculista para a Construção Civil (ao concluir o Módulo III).

Diploma:

Técnico em Edificações (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - BRASÍLIO FLORES DE AZEVEDO" - FIEB Unidade Jardim Belval (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Antonio Carlos Ramos da Silva Rolim

E-mail:
antonio.rolim@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formado em Engenharia Civil e pós-graduado em Engenharia de Estruturas em Concreto, possui uma sólida trajetória profissional de 15 anos na construção civil. Destaca-se a atuação na habitação de interesse social (CDHU) e no setor de manutenção e conservação civil (Metrô-SP), desempenhando papel fundamental no acompanhamento, análise de projetos, fiscalização e gestão de obras. Autor do livro "Estruturas de Concreto Armado para Edificações" (Leud, 2022), compartilhando seu conhecimento com a comunidade acadêmica e profissional, contribuindo também por meio de artigos em revistas do setor. Além disso, sua experiência se estende à educação, sendo professor do curso técnico em Edificações da FIEB há mais de 10 anos, assumindo durante a maior parte desse período a Coordenação do Curso. Sua formação inclui licenciatura para disciplinas da área de infraestrutura, licenciatura plena em Pedagogia, pós-graduação em Educação Especial, e especializações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Atualmente, busca aprimorar seu conhecimento nas áreas de 'Análise do Comportamento Aplicada (ABA)' e 'Neurociência e Aprendizagem', demonstrando seu comprometimento com o constante aperfeiçoamento profissional. Ao longo da carreira, desenvolveu habilidades que lhe permitem contribuir de maneira abrangente tanto para o setor da construção civil quanto para a formação de novos profissionais na área de Edificações.