Acesso

Eletroeletrônica


Eixo tecnológico:

Controle e Processos Industriais

Descrição do curso:

O curso fornece habilitação para atuar em empresas de prestação de serviço ou nos mais variados setores industriais, automobilístico, farmacêutico, dentre outros. Com as competências e habilidades adquiridas no curso, o aluno planeja e executa a manutenção e instalações eletroeletrônicas industriais; projeta e instala sistemas de acionamento e controle, além de desenvolver e executar projetos de instalações elétricas.

Forma:

Integrada diurno | Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente noturno).

Carga horária:

3240 horas (Integrado) | 1200 horas (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Capacidade de analisar e resolver problemas; raciocínio lógico; interesse por instrumentos, máquinas e equipamentos; facilidade com números e cálculos. O profissional formado no curso pode planejar e executar a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, projetar e instalar sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos, aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas.

Campo de atuação:

O mercado de trabalho se mostra cada vez mais exigente para este profissional, que deve estar em constante atualização. Pode atuar em instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos; laboratórios de controle de qualidade; indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos eletroeletrônicos, entre outros.

Certificação:

Projetista de Instalações Elétricas Prediais (ao concluir o Módulo I).

Instalador de Sistemas Eletroeletrônicos Industriais (ao concluir o Módulo II).

Mantenedor de Sistemas Industriais Eletroeletrônicos (ao concluir o Módulo III).

Diploma:

Técnico em Eletroeletrônica (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - BRASÍLIO FLORES DE AZEVEDO" - FIEB Unidade Jardim Belval (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Paulo da Silva

E-mail:
paulo.silva@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formado em Engenharia Elétrica - Modalidade Eletrotécnica com ênfase em Sistemas de Potência e Planejamento de Sistema Elétrico pela Universidade Mackenzie, possui também Bacharelado e Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais da Universidade Mackenzie. Atuou em áreas como Projetos de Instalações Elétricas Prediais e na docência de Ensino regular na disciplina de Física I, II e III por mais de 25 anos, além de possuir experiência profissional como Engenheiro Trainee na CESP – Companhia de Energética de São Paulo no Setor de Planejamento Elétrico. Detém conhecimento intermediário em inglês e espanhol. Desenvolve diversos materiais complementares didáticos para os alunos de Eletroeletrônica.