Acesso

Enfermagem


Eixo tecnológico:

Ambiente e Saúde

Descrição do curso:

O curso é, em sua essência, o cuidar do próximo. Para isso, forma técnicos capazes de trabalhar em equipes multidisciplinares, desenvolvendo a percepção, o raciocínio lógico, o equilíbrio emocional, o dinamismo e a competência dos alunos, que podem atuar junto à recuperação, reabilitação e prevenção, no âmbito da saúde coletiva e individual.

Forma:

Subsequente noturno.

Duração:

24 meses (4 módulos semestrais).

Carga horária:

1.200 horas de Teoria e Prática Laboratorial (das 19h às 23h) + 400 horas de Estágio Supervisionado Obrigatório a partir do segundo módulo semestral (das 18h às 23h).

Pré-requisitos:

Módulo: o candidato deverá ter 18 anos completos (ou completar até o início das aulas) e ter concluído o Ensino Médio.

Formas de ingresso:

Módulo: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Atenção a detalhes; facilidade de concentração; inteligência emocional; cuidado e zelo; interesse por questões científicas e sociais. Estão entre as competências do Técnico em Enfermagem: realizar, sob a supervisão do enfermeiro, cuidados integrais de enfermagem a indivíduos, família e grupos sociais vulneráveis ou não, atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo vital e participar do planejamento e da execução das ações de saúde junto à equipe multidisciplinar.

Campo de atuação:

Os profissionais formados pelo curso ingressam rapidamente no mercado de trabalho, com qualificação técnica humanizada. O técnico em Enfermagem pode atuar em hospitais; Unidades de Pronto Atendimento; Unidades Básicas de Saúde; Clínicas; Home Care; Consultórios; Ambulatórios; Atendimento pré-hospitalar; Instituições de longa permanência; Organizações do Terceiro Setor e afins.

Certificação:

Auxiliar de Enfermagem (ao concluir o Módulo III).

Diploma:

Técnico em Enfermagem (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - PROF.ª MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO" - FIEB Unidade Engenho Novo (Subsequente).

Coordenador Helena da Silva Lyra

E-mail:
helena.lyra@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formada em Enfermagem, pela Universidade Paulista, com especialização em urgência e emergência e paciente crítico pelo Centro Universitário Internacional. Possui experiência profissional em atendimento Pré-Hospitalar atuando como enfermeira no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em casos: clínicos, traumáticos, obstétricos e psiquiátricos. No ambiente hospitalar já atuou em: clínica médica, ortopédica, cirúrgica, semi-intensiva, maternidade, pronto socorro adulto, pediátrico e obstétrico. Atuante na docência em enfermagem a nível técnico a mais de dez anos, lecionando conteúdos teóricos e supervisionando atividades práticas em estágio.