Acesso

Farmácia


Eixo tecnológico:

Ambiente e Saúde

Descrição do curso:

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para fornecer suporte farmacológico, e assim colaborar com a saúde da população. O técnico em Farmácia trabalha sob a orientação e supervisão do farmacêutico, sendo de sua competência a realização de operações farmacotécnicas, controle de estoque, armazenamento, manipulação, distribuição e dispensação dos produtos farmacêuticos, correlatos e cosméticos.

Forma:

Integrada Diurno | Concomitante/Subsequente Noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3240 horas (Integrado) | 1200 horas (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Atenção a detalhes; facilidade de concentração; inteligência emocional; cuidado e zelo; interesse por questões científicas e sociais. O profissional formado no curso pode atender, sob a supervisão do farmacêutico, as prescrições de medicamentos e cosméticos, interpretando a prescrição, separando e fornecendo o produto solicitado e encaminhando ao farmacêutico casos específicos, auxiliar em processos administrativos relacionados ao âmbito farmacêutico, auxiliar na produção e no controle de logística de produtos em indústrias farmacêuticas e afins.

Campo de atuação:

O campo de atuação para o técnico em farmácia é amplo e oferece boas oportunidades de emprego, uma vez que este profissional é essencial para o bom funcionamento do setor farmacêutico em unidades de saúde, tanto públicas como particulares. Pode atuar em drogarias, farmácias de manipulação, hospitais, laboratórios, indústrias e distribuidoras.

Certificação:

Auxiliar de Farmácia de Manipulação (ao concluir o Módulo II).

Diploma:

Técnico em Farmácia (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - PROF.ª MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO" - FIEB Unidade Engenho Novo (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Priscila Ferreira Morais

E-mail:
priscila.morais@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade São Judas Tadeu (2010), Mestre em Ciências, no programa de farmacologia, pela Universidade de São Paulo (2020). Possuo ampla experiência na área de farmácia, tendo trabalhado na indústria farmacêutica e alimentícia, na área da saúde pública (UBS, CAPS, Pronto Atendimento) e educação. Atualmente professora e coordenadora do curso técnico de farmácia da Fundação Instituto Técnico de Barueri (FIEB).