Acesso

Finanças


Eixo tecnológico:

Gestão e Negócios

Descrição do curso:

O curso propicia uma visão analítica dos indicadores econômicos e financeiros, bem como conhecimentos sobre as atividades de negociação bancária, rotinas financeiras, planejamentos e orçamentos. Além disso, oportuniza ao aluno uma visão global e flexível frente às mudanças organizacionais e tecnológicas tão exigentes do mundo contemporâneo.

Forma:

Integrada diurno.

Duração:

3 séries anuais.

Carga horária:

3150 horas.

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Iniciativa e senso de liderança; espírito empreendedor; organização e meticulosidade; facilidade com números e cálculos. Entre as competências do profissional formado no curso estão: realizar operações relativas a serviços e produtos financeiros de empréstimos, financiamentos, investimentos, elaborar e analisar fluxos de caixa e demais relatórios financeiros. O Técnico em Finanças também pode efetuar lançamentos contábeis, ordens de pagamento e de contas a pagar e receber, analisar mercado de capitais, coletar informações e elaborar orçamento empresarial, elaborar relatórios de controle de custos, de gastos e de despesas gerais, atuar de acordo com princípios da educação financeira organizacional e pessoal, além de utilizar sistemas informatizados na execução de atividades financeiras.

Campo de atuação:

O profissional desta área pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, exercendo funções de apoio administrativo, executando e controlando os procedimentos necessários à gestão da empresa. Seus principais empregadores são as seguradoras, casas de câmbio, corretoras, empresas de prestação de serviços e indústrias.

Diploma:

Técnico em Finanças (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri – ITB - PROF. MUNIR JOSÉ” – FIEB Unidade Jardim Paulista (Integrado)

Coordenador Humberto Donato Neto

E-mail:
humberto.neto@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade Oswaldo Cruz, Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson e Ciências Matemáticas pela Faculdade Teresa Martin/Uniesp, possui formação complementar em Matemática pela Unicamp e Pós-Graduação em Administração Financeira e Controladoria pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Atuou na área de Gestão e Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e possui experiência profissional como professor de Matemática na Prefeitura do Município de São Paulo, Tutor Web e Professor de Ciências Contábeis do Centro Universitário Claretiano de Batatais. Detém conhecimento básico em inglês e em espanhol. Além disso, realiza trabalho voluntário em uma entidade religiosa na área Contábil.