Acesso

Redes de Computadores


Eixo tecnológico:

Informação e Comunicação

Descrição do curso:

O curso segue a trajetória de ensinamentos suportados pela inovação tecnológica e uma formação ética e responsável, que integra características e valores de um profissional demandado pelo mercado de trabalho. Nele, o aluno desenvolve técnicas de planejamento, suporte, implementação, administração e segurança em redes de computadores, dentre outras.

Forma:

Integrada diurno | Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3150 horas (Integrado) | 1050 horas (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Raciocínio lógico; facilidade para resolução de problemas; interesse por tecnologia e inovação; gosto por fórmulas e projeções; versatilidade. O profissional formado no curso pode instalar, configurar e operar sistemas de redes computacionais, executar cabeamento de redes industriais e comerciais, além de configurar e dimensionar sistemas de protocolos de redes de comunicação de equipamentos computacionais e equipamentos de produção industrial e controle comercial, dentre outras habilidades.

Campo de atuação:

O mercado de trabalho não para de se expandir nessa área. Isso se deve às necessidades das empresas em implantar novos sistemas de computação. Como técnico, o profissional pode atuar em empresas de qualquer porte que trabalhe com sistemas de rede e ambientes informatizados; indústria; comércio; treinamento; órgãos públicos, prestadores de serviços.

Certificação:

Assistente de Operações de Redes de Computadores (ao concluir o Módulo I).

Assistente de Implantação e Administração de Infraestrutura de Redes de Computadores (ao concluir o Módulo II).

Diploma:

Técnico em Redes de Computadores (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - BRASÍLIO FLORES DE AZEVEDO" - FIEB Unidade Jardim Belval (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Sidney Florentino Pereira

E-mail:
sidney.florentino@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formado em Ciência da Computação pela FASP, possui também Licenciatura Plena em Matemática, pelas Faculdades Teresa Martin, além de Especialização em Gestão de Redes de Computadores pela Universidade Nove de Julho, Especialização em Gestão Escolar pela FMU e atualmente cursa Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro. Atuou em áreas como Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Informática e possui experiência profissional como Professor de Matemática nas Redes Municipal e Estadual de São Paulo e na iniciativa privada, além de empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de infraestrutura e Redes de Computadores. Detém conhecimento intermediário em inglês.