Acesso

Segurança do Trabalho


Eixo tecnológico:

Segurança

Descrição do curso:

O curso desperta o espírito empreendedor do aluno e o capacita para atuar, operacionalizar e coordenar as atividades de saúde e segurança do trabalho, preparando-os para que não sejam apenas aplicadores de normas, mas sim, gestores do bem-estar, solucionando problemas e conflitos no ambiente de trabalho de forma planejada e estratégica.

Forma:

Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 módulos semestrais.

Carga horária:

1200 horas.

Pré-requisitos:

Concomitante/Subsequente: o candidato deverá completar 18 anos até a conclusão do curso e Ensino Médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Capacidade de analisar e resolver problemas; raciocínio lógico; interesse por instrumentos, máquinas e equipamentos; facilidade com números e cálculos. O técnico de segurança do trabalho contribui tanto para a manutenção da saúde e da integridade física dos funcionários, como para a sustentabilidade da empresa que precisa cumprir com as exigências legais e gerenciar os riscos das atividades. Dentre as habilidades do profissional formado no curso estão: elaborar e implementar políticas de saúde no trabalho, identificando variáveis de controle e ações educativas para prevenção e manutenção da qualidade de vida do trabalhador, desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, investigar, bem como analisar e recomendar medidas de prevenção e controle de acidentes.

Campo de atuação:

A carreira para aqueles que se dedicam a área de segurança do trabalho é considerada promissora, porém bastante disputada. Com um mercado de trabalho amplo, esse profissional pode atuar tanto em empresas privadas, quanto públicas, dos mais diversos portes e setores econômicos, além de órgãos oficiais.

Certificação:

Auxiliar Técnico em Segurança do Trabalho (ao concluir o Módulo II).

Diploma:

Técnico em Segurança do Trabalho (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri – ITB - PROF. MUNIR JOSÉ” – FIEB Unidade Jardim Paulista (Concomitante/Subsequente).

Coordenador Alex de Oliveira

E-mail:
alex.oliveira@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formado em Segurança do Trabalho pela Universidade Santo Amaro, Administração de Empresas pela UNIFIEO e Pedagogia pela UNIBAN, possui Licenciatura em Matemática pela UNIBAN, Especialização Saúde e Segurança do Trabalho pela AVM Faculdade Integrada, Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cruzeiro do Sul e MBA em Gestão Empresarial na Universidade Cruzeiro do Sul. Atuou em áreas como Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente, Finanças, Jurídico, Desenvolvimento Humano e possui experiência profissional como Consultor na Área de Segurança do Trabalho, Assistente Técnico de Perícia Judicial e Team do Instituto Cinco Desenvolvimento Humano. Detém conhecimento básico em inglês e espanhol. É autor de produções científicas, a saber: “O Papel da Psicopedagogia na Escola”, dentre outros.