Acesso

Telecomunicações


Eixo tecnológico:

Informação e Comunicação

Descrição do curso:

O curso técnico em Telecomunicações favorece a formação de conhecimentos em sistemas de telecomunicações, capacitando o aluno a projetar, instalar, configurar e prestar manutenção em sistemas de telefonia fixa, telefonia móvel celular, fibras ópticas, redes wireless (Wi-Fi), transmissão em rádio frequência, cabeamento estruturado, TV digital e Redes de Computadores.

Forma:

Integrada Diurno | Concomitante/Subsequente Noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3240 horas (Integrado) | 1200 horas (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Raciocínio lógico; facilidade para resolução de problemas; interesse por tecnologia e inovação; gosto por fórmulas e projeções; versatilidade. O profissional formado no curso pode participar na elaboração de projetos de telecomunicações, instalar e testar sistemas de telecomunicações; realizar manutenções preventivas e corretivas nesses sistemas, configurar equipamentos nas áreas de telefonia, transmissão e redes de comunicação, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, elaborar documentação técnica, prestar assistência técnica aos clientes, realizar programação de softwares específicos para equipamentos de telecomunicações e participar na elaboração da documentação técnica.

Campo de atuação:

Com o avanço tecnológico, a internet deixou de ser somente uma rede que liga computadores, tornando o profissional desta área uma peça-chave na sociedade. Os técnicos de Telecomunicações atuam na instalação, operação e manutenção dos sistemas e podem trabalhar em empresas de telefonias fixa e móvel, agências regulamentadoras, e outras.

Certificação:

Instalador e reparador de linha, redes e cabos telefônicos (ao concluir o Módulo I).

Instalador de sistemas de comunicação via rádio (ao concluir o Módulo II).

Instalador e reparador de redes de computadores (ao concluir o Módulo III).

Diploma:

Técnico em Telecomunicações (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - BRASÍLIO FLORES DE AZEVEDO" - FIEB Unidade Jardim Belval (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Antonio Palmeira de Araújo Neto

E-mail:
antonio.neto@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formado em Engenharia de Telecomunicações, pela Universidade de Pernambuco, possui especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau e Formação Pedagógica pelo Centro Paula Souza. Além disso, o professor é Mestre em Engenharia da Produção, titulação obtida na Universidade Paulista. Atuou em áreas como Telecomunicações, Tecnologia da Informação, Gestão e Administração e possui vasta experiência profissional acadêmica. Detém nível intermediário na língua inglesa. É autor de diversas produções científicas, a saber: “The Influence of the Sustainability over the Information Technology”, “Análise do desdobramento de ferramentas de gestão estratégica empresarial no planejamento estratégico da tecnologia da informação”, dentre outros.