EEFMT Prof.ª Dagmar Ribas
EEFMT Prof.ª Dagmar Ribas apresenta Musical de Natal no Teatro Municipal de Barueri

Respeitável público, orgulhosamente, a Fieb apresenta: “Dag on Broadway – O Musical”. Mais uma vez, o musical de fim de ano da EEFMT Prof.ª Dagmar Ribas foi um espetáculo sublime. A novidade deste ano ficou por conta da participação de alunos de todas as séries. A apresentação aconteceu no Teatro Municipal de Barueri no dia 16 de novembro de 2016.

Segundo o convite, o musical tem o “objetivo de incentivar a reflexão, a criatividade, a expressão corporal, o protagonismo infantojuvenil e o trabalho em equipe”, dessa forma, as crianças dançaram ao som de temas musicais, caracterizados com o figurino da obra que apresentavam. Os alunos também passavam mensagens sobre o ano que tiveram e de como é importante aproveitar os bons momentos. “Um grupo de amigos conversa sobre suas descobertas e vivências na escola, ao longo deste ano de 2016, e faz uma reflexão sobre suas experiências e a importância de estar presente em tudo o que fazemos”, diz a sinopse do espetáculo.

“Footloose”, “Aladdim”, “A Bela e a Fera”, “Evita”, “Noviça Rebelde”, “Mamma Mia”, “Singing in the Rain”, “Priscilla”, “The Phanton of the Opera”, “Grease”, “Once”, “Hair” e “Rent” foram os clássicos da Broadway apresentados pelos alunos nesse ano. O Projeto Musical de Fim de Ano da EEFMT Prof.ª Dagmar Ribas acontece há seis anos. Já foram apresentados “Auto de Natal” (2011), “O Rei Leão” (2012), “A Casa de Brinquedos” (2013), “O Rei Leão” (2014) e “Sítio do Picapau Amarelo na Ciranda de Villa-Lobos” (2015).

“Eu vejo a escola incentivando a arte entre os alunos, é um meio de acender a esse meio cultural que existe entre nós que é pouco explorado nos dias de hoje, fico muito feliz, é uma honra estar aqui representando a escola”, disse Vitória Gomes Lima, aluna do 3º ano do Ensino Médio.

Para Fernanda Santana dos Santos, aluna do 3º ano do Ensino Médio, “é bem empolgante, uma sensação diferente, porque estamos saindo da escola e o pessoal está entrando, é um iniciar e um fechar ciclo”.

“Gostei muito de participar do evento, pois nunca tinha participado de nada parecido, como estou no último ano, foi um evento para reunir os amigos”, disse Larissa Fonseca Marques, aluna do 3º ano do Ensino Médio.

Para Júlia Souza Martins, aluna do 2º ano do Ensino Médio, “além de um sonho ter sido realizado porque a música é parte de mim, foi interessante em vários aspectos, um deles foi poder juntar tanto o pessoal que está iniciando na escola, que são os pequenos, quanto os que estão saindo da escola e o outro foi tornar a música acessível”.

Reconhecimento

A aluna Júlia Souza Martins foi homenageada pela sua atuação no Musical de Natal. Ela também faz parte do Grupo Teatral Nozes, juntamente com Agatha Virginia Souza Oliveira Batista. Ambas apresentaram três cenas da peça “Herdeiros do Fim do Mundo” na Câmara Municipal de Barueri. Segundo Júlia Martins, “a montagem foi feita a partir de contos e poemas de autores como: Arthur Azevedo, Miró da Muribeca, Marcelino Freire, Vinícius de Moraes e João Cabral de Melo Neto”. O Grupo Nozes foi um dos grupos premiados no Mapa Cultural Paulista (Concurso organizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo) como melhor peça da região oeste de São Paulo.