FMB - Faculdade Municipal de Barueri

1ª EXPO FMB traz conhecimento sobre as gerações de computadores

Aconteceu em 10 de novembro a 1ª EXPO FMB 2016: “O presente do passado - um olhar sobre as diversas gerações dos computadores e seus legados”. A exposição foi organizada pelos alunos da Faculdade Municipal de Barueri – Professor Elvis Pontes (FMB) com a colaboração dos professores.

Para Rosineide Aparecida de Lira Volgarin, professora das disciplinas Introdução a Sistemas Operacionais de Redes e Arquitetura de Computadores, que também atuou com orientadora da exposição, “a 1ª EXPO FMB surgiu da necessidade de prestar aos alunos informações mais precisas dos equipamentos e dispositivos que eram usados em tempos passados”. Ela comentou também que a FMB possui dois públicos: “o aluno de idade mais avançada que tem muita experiência prática no mercado de trabalho e faltava a experiência formal da faculdade, e tem o contrário, o aluno que teve uma boa formação, muitos oriundos do ITB, mas que não tinha experiência no mercado de trabalho, então a exposição conseguiu unir esses dois perfis”.

Segundo Rosineide, a exposição mostrou as cinco gerações de computadores e contou com exemplares dos últimos trinta anos, desde gabinetes, monitores, impressoras, fax, scanner e celulares. Alguns alunos fizeram uma réplica de uma máquina. O evento serviu ainda para chamar atenção ao valor histórico desses equipamentos e pensar na questão do descarte desses materiais. Além disso, com a colaboração dos alunos, surgiu a ideia da criação de um museu para abrigar esse material coletado para a EXPO FMB.

“É preciso entender primeiro passado para aprendermos bem sobre o futuro”, disse o aluno do 1º semestre da 2ª turma da FMB, João Victor Ribeiro Abreu.

A EXPO FMB “é bem interessante porque conseguimos resgatar a origem de tudo que aprendemos”, disse a aluna do 1º semestre da 2ª turma da FMB, Jéssica Maria da Conceição Torres.

Para Juliana Nunes da Silva, aluna do 1º semestre da 2ª turma da FMB, a 1ª EXPO FMB “é uma ideia muito interessante, é uma coisa que não temos noção, queremos saber de mais tecnologia, de mais velocidade, de mais potência, mais dados, é engraçado como a gente não pensa como eram as coisas antigamente”.

O professor e coordenador do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Leandro Aparecido Nunes da Cruz, disse que a EXPO FMB “é interessante para a formação dos alunos não só para trazer o mundo dos computadores desde os primórdios até hoje, mas também como uma forma deles se interessarem por aquilo que eles veem, porque a área de tecnologia envolve muita coisa que você não se vê e evolui muito rápido”.

“Numa aula prática, o professor fala como surgiu as redes e nós temos dados, os livros e apostilas e ver fisicamente esses equipamentos dá para interagir melhor”, disse Luiz Carlos Lima, aluno do 2º semestre da 1º turma da FMB.

“A exposição é interessante para o pessoal mais novo, para eles conhecerem um pouco daquilo que eu vivenciei, hoje as coisas acontecem muito rápido, vão recebendo as mudanças sem perceber, na exposição eles conseguem perceber a evolução das máquinas, disse o aluno do 1º semestre da 2ª turma da FMB, Luiz Alberto Barbosa Garcia, de 51 anos.