ITB Prof. Moacyr Domingos
IV Feira de Negócios Logísticos acontece no ITB Pq. Imperial

Durante 20 a 24 de outubro ocorreu no ITB Pq. Imperial a IV Feira de Negócios Logísticos com a participação de alunos, professores e convidados. Foram 4 dias de diversas atividades relacionadas à gestão logística. Durante o dia as turmas da modalidade integrado de primeiro e segundo anos apresentaram diversas maquetes sobre sistemas de estocagem e equipamentos de automação, como guindastes hidráulicos, esteiras rolantes e outros; os alunos de terceiros anos apresentaram business plan de empreendimentos logísticos que foram construídos ao longo dos três anos do ensino técnico.

A feira recebeu diversos ex-alunos e familiares dos alunos que prestigiaram e abrilhantaram o evento. As atividades foram apresentadas a todos e contou com a avaliação dos professores técnicos e do núcleo comum, para o Professor de Gestão Financeira e Contábil Sérgio Luiz: “A Feira trouxe desempenho relevante ao processo de aprendizagem dos alunos e, além disso, houve uma expansão nos níveis de relacionamento com a sociedade local”. A professora de Biologia Emanuelle de Lima relatou os desafios encarados pelos alunos: “Alguns alunos do primeiro ano não identificavam a importância da Feira, entretanto, perceberam a relevância para ampliar os horizontes da formação do Técnico em Logística”.

Para a aluna Natasha Detoni, do LOG3BM, a SEMATEC foi muito produtiva, conforme relato: “A feira técnica a qual tive a honra de participar ocorreu de forma excepcional. Não querendo compará-la a um evento de gala, mas como aluna, a meu ver, tudo foi perfeito! De maneira organizada, todos nós nos reunimos com nossos respectivos grupos, e recebemos amigos, professores avaliadores ou não, e até mesmo familiares já que foi aberta à comunidade. Não posso dizer o quão feliz fiquei e o quão gratificante foi ver aquele evento tomar a forma que tomou de um simples conjunto de apresentações para um evento onde o público definiu como: lindo, bem organizado, sério, gratificante e especial. Ver todos que convivi durante três anos sorrindo ao final das apresentações e ver colegas emocionados com o trabalho finalizado é muito gratificante.

Agora acredito que não somente eu, mas como os demais colegas, podemos dizer o que vínhamos ouvindo a três anos de nossos professores: “cliente satisfeito é sinônimo de bom trabalho”.

Os alunos das turmas modulares também participaram através de palestras sobre o desenvolvimento econômico e os impactos no setor de transportes, e, também, sobre o Lean Manufacturing. Segundo o coordenador do curso prof. Fernando Rodrigues as palestras irão contribuir muito para a formação destes profissionais: “Os palestrantes, por estarem em atuação no mercado, trouxeram contribuições e apresentaram tendências atualizadas do setor, como a Indústria 4.0”.

A IV Feira de Negócios Logísticos do ITB Pq. Imperial proporcionou aos alunos a oportunidade de terem acesso à prática e a conhecerem novas tecnologias para se prepararem para o mercado de trabalho.

Texto: Ariadne Alves Smanioto
Assistente de Coordenação – ITB Parque Imperial