ITB Prof. Munir José
Fabricando Arte segue levando arte aos alunos do ITB Prof. Munir José

O projeto Fabricando Arte leva arte para as escolas públicas de todo o Brasil, através de um curso de artes gratuito, é patrocinado pelo Embracon (empresa especializada em consórcios) e idealizado pela GC Cultural (empresa de marketing cultural e eventos). O projeto tem uma parceria com o International Youth Exchange do World Awareness Chindren’s Museum de Nova Iorque, que promove o intercâmbio cultural a partir das obras desses alunos, já que as melhores obras do ano serão doadas ao acervo permanente do museu.

“Faço esse projeto há dois anos, eu entrei aqui sem nenhuma ideia, não sabendo pintar quadros, telas, eu aprendi, desenvolvi técnicas e habilidades que desconhecia”, disse Gabriel Felício de Oliveira, aluno do 2º ano do Curso Técnico em Secretariado.

“Acho o projeto muito legal porque ele mostra uma nova forma de se expor, de demonstrar como é a arte, eu achei incrível, me ajudou demais, eu gostaria que outras pessoas também participassem do projeto porque é algo interessante, é uma experiência nova e muito gratificante”, disse Susan Darica Souza Oliveira, aluna do 1º ano do Curso Técnico em Recursos Humanos.

“Eu acho muito bom porque é algo mais a acrescentar no currículo, você descobre como lidar com a arte, tanto nas telas como no papel, você cria novas coisas”, disse Larissa Emília Zacarias, aluna do 1º ano do Curso Técnico em Recursos Humanos.

“Estou fazendo há dois anos o trabalho e nesses dois anos eu tive a possibilidade de ganhar habilidades que eu nem imaginava que iria conseguir, estou muito feliz com isso, não só na pintura, mas no próprio desenho eu estou muito melhor, eu consigo me expressar melhor assim”, disse Guilherme Augusto da Silva, aluno do 2º ano do Curso Técnico em Redes de Computadores.

Para Dalvanir Costa, professora do projeto Fabricando Arte, “esse projeto traz para a juventude, além do conhecimento em arte, dessa vivência que eles têm, o relacionamento que eles têm com os colegas, a arte atua em vários setores, ela ajuda no desenvolvimento cognitivo, ela ajuda na paciência, na coordenação, na comunicação, então os alunos que trabalham com artes têm mais facilidade para lidar com qualquer tipo de situação, mesmo em sala de aula ou em outras disciplinas”.

São 50 alunos atendidos pelo projeto Fabricando Arte, as obras criadas pelos alunos foram expostas no pátio do ITB Prof. Munir José. O encerramento do projeto aconteceu no dia 06 de dezembro de 2016 na sede do patrocinador, na Alameda Europa, 150, em Alphaville.