12/11/2018 às 12:54

Alunos da FIEB faturam medalhas na Olimpíada Paulista de Matemática

Estudantes da unidade Alphaville da FIEB, Isabele de Lima Nascimento e João Luiz Pereira Rosa levaram medalhas de prata e bronze, respectivamente

Uma das principais competições de matemática do estado, a Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) chegou ao seu desfecho com dois alunos da FIEB garantindo medalhas. Isabele de Lima Nascimento levou a medalha de prata e João Luiz Pereira Rosa conquistou a medalha de bronze na competição. Ambos os alunos estão inseridos no nível Beta, que abrange sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental.

A Olimpíada é dividida em duas fases, a primeira ocorreu em 11 de agosto nas próprias escolas que se inscreveram para a competição. Isabele e João Luiz foram classificados pela unidade Alphaville da FIEB para participar da segunda fase, que aconteceu em 29 de setembro, no Biênio da Escola Politécnica da USP, Cidade Universitária, na cidade de São Paulo. A fase final contou com 588 estudantes, sendo 215 do nível Alfa, 215 do nível Beta e 158 do nível Gama.

Professora de Matemática da unidade Alphaville, Luciana Rodrigues Silveira frisa que a OPM possui nível bastante elevado e seletivo, assim como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) ou a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “As Olimpíadas estimulam o gosto pela matemática, como também a curiosidade dos alunos até mesmo por assuntos avançados, desenvolvem o raciocínio lógico, e melhoram significativamente o desempenho dos alunos tanto em matemática quanto em outras matérias. Essas medalhas significam muito também para escola pois dão destaque e reconhecimento ao ensino de qualidade que é ministrado na FIEB”, comentou a docente.

Sobre a OPM

Em sua 42ª edição, a Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) é uma competição destinada a todos os alunos matriculados nas escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio do estado. O objetivo da disputa é descobrir talentos de matemática e incentivar os estudos na área. Atualmente ela consiste em duas fases e é dividida em três níveis: Alfa (quinto e sexto ano do Ensino Fundamental), Beta (sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental) e Gama (primeira e segunda série do Ensino Médio).