28/11/2018 às 11:08

Alunos da FIEB oferecem serviços previdenciários gratuitos no próximo sábado (01)

Atendimentos nas áreas jurídica e previdenciária, como cálculo do tempo de contribuição do INSS, estarão disponíveis à população gratuitamente. A ação é parte das atividades práticas para alunos do curso de Serviços Públicos

Em mais uma prestação de serviços à comunidade por parte da FIEB, alunos do curso técnico de Serviços Públicos da Fundação recebem a população no próximo sábado, 01 de dezembro. O atendimento voltado às áreas jurídica e previdenciária consiste em consultas de processos e análise de casos. Entre eles está o acesso aos serviços prestados pelo INSS e o cálculo de tempo de contribuição, emissão de CNIS (Extrato Previdenciário), esclarecimentos para auxílio doença e LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), assim como agendamentos que se façam necessários, além de outras orientações e dúvidas no geral.

Os serviços gratuitos serão prestados na unidade Parque Viana da FIEB das 9h às 12h e abertos ao público em geral. Mas para ser atendido, o cidadão deve ficar atento, pois será necessário apresentar alguns documentos e informações. Para consulta de processos, por exemplo, estar com o número da ação. Para prestação dos serviços relativo à Previdência Social, seja aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, o participante deve estar munido de RG, CPF, comprovante de residência e carteiras de trabalho. Caso tenha exercido uma atividade de insalubridade trazer o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

Aprendizado

Coordenadora do curso Serviços Públicos, a professora Elisangela Gomes acrescenta que a atividade é importante para o desenvolvimento profissional dos estudantes, pois traz experiência no atendimento ao público. “Para a população esta atividade ajudará em consultas referente a processo, que muitas das vezes as pessoas acabam não sabendo sobre o andamento, e fica com receios de ficar perguntando ao advogado”, explica.

A docente acrescenta que a ação, considerada pioneira no curso, é uma chance de proporcionar aos alunos o contato com esse tipo de atendimento, considerando que nem todos tiveram acesso a algum programa de estágio. “Acredito que esta experiência possa ajudar inclusive na decisão para uma futura escolha profissional e curso superior”, complementa.

Atendimentos de serviços previdenciários
Data: Sábado, 01 de dezembro