03/01/2019 às 10:35

Em 2018, FIEB consolida parcerias

Iniciativas proporcionaram implantação de programas que beneficiam novos conhecimentos para alunos da Fundação e serviços para a população

No decorrer de 2018, a FIEB reforçou algumas de suas parcerias de sucesso que trouxeram benefícios aos alunos da Fundação. Uma delas foi com a Tata Consultancy Services (TCS – Brasil), empresa voltada para serviços de TI que faz parte do Grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia. Projetos como a “Horta Urbana” e a “Hora do Código” proporcionaram novos conhecimentos para estudantes do Ensino Fundamental.

TCS – Brasil

Dividida em três etapas, a “Horta Urbana” foi destinada a alunos do 2º ano com foco nos cuidados com o meio ambiente e a necessidade de adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, complementando tudo que é ensinado em sala de aula. Na iniciativa, as crianças tiveram supervisão de professores e associados da TCS para ter contato com a terra, além de plantar e colher mudas de hortaliças e legumes.

Outra atividade em parceria da FIEB com a TCS – Brasil que despertou a atenção da criançada foi a “Hora do Código”. Nela, sob orientação de representantes da multinacional, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre ciência da computação por meio de jogos interativos que estimulam a curiosidade e ensinam linguagens de programação, como o JavaScript, e utilizando franquias de sucesso como Star Wars, Minecraft, Frozen, Angry Birds, Game of Thrones, entre outros.

Receita Federal

Além da TCS – Brasil, 2018 também foi marcado pela parceria da FIEB com a Secretaria da Receita Federal, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda. Por meio dessa união, desde 5 de fevereiro, Barueri conta com um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que já desponta como a unidade com o maior número de atendimentos no país neste ano. No ano passado foram 10.795 atendimentos, com média mensal de 981.

A iniciativa, que está situada no Ganha Tempo no centro de Barueri, oferece serviços gratuitos de assistência tributária e fiscal, como declaração do Imposto de Renda, inscrição e auxílio para o cadastro nacional da pessoa física (CPF) e o de pessoa jurídica (CNPJ), consultas de situação fiscal, e outros. A FIEB foi a primeira instituição de educação básica e técnica de nível médio a realizar essa parceria com a Receita Federal. Até então essas parcerias eram exclusivas com entidades de ensino superior.

Outra ação desenvolvida em parceria com a Receita Federal foi o projeto Educação Fiscal para alunos dos cursos técnicos de Contabilidade, Finanças, Hospedagem e Serviços Públicos. Voltado para a capacitação, os estudantes receberam treinamento e esclarecimentos de dúvidas dos módulos de Educação Fiscal mediado diretamente por uma auditora do órgão federal.

Instituto Ser Mais

No último ano, a FIEB também consolidou uma importante parceria com o Instituto Ser Mais. Com ela foi possível implantar o programa “Jovem Aprendiz” que ajudou a disponibilizar inicialmente 47 vagas de empregos para os setores administrativo e varejista. Os primeiros passos da iniciativa começaram no final de 2017 e, desde, então, ofereceu oportunidade aos estudantes. O instituto foi responsável por fazer a ligação com as empresas participantes e a FIEB, além de fornecer dicas aos alunos para as entrevistas.