26/11/2018 às 14:51

Exposição presta homenagem ao ITB Brasílio Flores de Azevedo

Mostra “Achados sobre a Cidade” é parte das comemorações de 69 anos de Barueri, com abertura marcada para 6 de março às 18h

A partir de março, que visitar o Museu Municipal de Barueri terá a oportunidade de conferir um pouco mais da história local com a exposição “Achados sobre a Cidade”, cuja abertura está marcada para o dia 6, às 18h. A iniciativa é parte das comemorações dos 69 anos de emancipação do município. Uma das atrações programadas será a homenagem especial à unidade Brasílio Flores de Azevedo, do Jardim Belval, considerada a primeira do Instituto Tecnológico de Barueri (ITB) implantada na cidade.

Entre os materiais presentes estão do arquiteto Edison Masakatu Goto, profissional responsável por elaborar o primeiro prédio do ITB de Barueri. Serão expostos esboços de estudos originais do prédio do ITB, além de páginas de jornais noticiando os primeiros passos da inauguração. Atualmente, a escola é parte da rede administrada pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB).

Além do edifício do ITB, Goto desenvolveu outros projetos de obras públicas na cidade, como o Terminal Rodoferroviário do centro e o Teatro Municipal. “Fui convidado também para projetar a Igreja Matriz São João Batista na Avenida Henriqueta Mendes Guerra, mas principalmente fui fortemente influenciado no interesse pelas obras públicas, pela urbanização e pela política”, conta o arquiteto.

Na lista de peças que estarão expostas também estarão registros das primeiras turmas do ITB, entre convidados e objetos históricos ligados ao legado de Barueri. A exposição vai de 6 de março a 1º de abril, de terça a sexta, das 9 às 18, aos sábados e domingos, das 9h às 14h.

Abertura da Exposição “Achados sobre a Cidade”
Data: Terça-feira, 6 de março
Horário: 18h
Local: Museu Municipal de Barueri – Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359 – Jardim Belval