26/11/2018 às 15:02

FIEB e TCS reforçam parceria e premiam alunos de destaque

Participantes do programa Go IT, estudantes recebem reconhecimento pelos aplicativos desenvolvidos focados no gerenciamento de atividades escolares

Como forma de reconhecimento pelo esforço no programa Go IT, alunos da FIEB – ITB foram premiados por desenvolverem seus próprios aplicativos para dispositivos móveis na tarde de sexta-feira (16) em cerimônia na unidade Maria Theodora. A ação é fruto de parceria firmada entre a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) com a Tata Consultancy Services (TCS – Brasil) no ano passado. A iniciativa visou capacitar os estudantes para atuarem nas diversas áreas do mercado de Tecnologia da Informação e trazer a empresa para dentro da escola.

No decorrer do ano, foram oferecidas diversas atividades, nas quais profissionais da TCS realizaram palestras sobre o funcionamento de áreas específicas dentro de uma empresa. O último estágio do programa culminou com o chamado “Hackathon”, realizado entre 15 e 21 de dezembro do ano passado, quando os participantes criaram os aplicativos nas instalações da TCS. Na ocasião, os grupos tiveram a oportunidade de desenvolver o trabalho focado principalmente no gerenciamento de atividades escolares e que promovam maior interação entre alunos e professores. De todos os grupos, três foram selecionados para receber a premiação.

Continuidade do projeto
Durante a cerimônia, representantes da TCS reforçaram algumas tendências em TI e as habilidades necessárias para se tornar um profissional capacitado em determinados segmentos de atuação e passaram dados sobre o mercado e o sistema educacional no Brasil. Segundo eles, todos ganharam com o aprendizado, o que reforça a parceria e a continuidade do projeto com a FIEB. “O pessoal ficou surpreso com o trabalho de vocês”, elogiou o diretor financeiro e administrativo da empresa, Bruno Sousa Rocha. Além da Go IT, também foram oferecidos outros dois módulos do programa, o “Hour of Code” para crianças de 6 a 9 anos e o “Girls in Tech”, voltado especialmente para estímulo de garotas na área.

Presente na celebração, o superintendente da FIEB Luiz Antonio Ribeiro exaltou a parceria e a colaboração. “Hoje temos a oportunidade de ver exemplos de coragem e vontade de ir além. Podemos notar a capacidade de quebrar fronteiras. A FIEB tem buscado de forma incessante parcerias e vocês [da TCS – Brasil] foram nossos pioneiros. Acreditaram nas nossas intenções e nos nossos alunos. Vimos o ponto de partida para coisas melhores e eventos maiores e agradecemos a oportunidade. Não é sempre que um grupo empresarial de porte mundial acredita num trabalho desses. Vocês estão certamente preparando o futuro dos jovens do Brasil. Não tem como pagar a paciência e suporte de vocês. Nossa forma de retribuir é encontrar esses jovens vencedores lá na frente”, discursou.

Sobre a TCS
A FIEB é a primeira instituição de Educação Básica e Técnica de nível médio a realizar essa parceria com a TCS, do Grupo Tata, considerado o maior conglomerado empresarial privado da Índia. A TCS é uma empresa de Serviços de TI, consultoria e soluções corporativas que oferece resultados reais para negócios globais. A companhia conta com mais de 200 escritórios distribuídos em 45 países e mais de 360 mil colaboradores.

O público alvo do programa é para jovens cursando a 2ª e a 3ª série do Ensino Médio ou Técnico. No primeiro momento, os alunos foram selecionados conforme o desempenho escolar. Outro foco da parceria foi complementar a formação e também capacitar os estudantes a participarem de processos de seleção para contratação como jovens aprendizes e estagiários.