16/01/2019 às 10:38

Polo UAB Barueri e IFSP oferecem vagas para cursos gratuitos a distância

São quatro cursos ofertados. A novidade neste ano é a inclusão de Técnico de Secretaria Escolar. Na lista também constam Inglês, Espanhol e Assistente Administrativo

Pelo segundo ano consecutivo, o Polo UAB Barueri, situado na unidade Alphaville da FIEB, disponibiliza cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuitos na modalidade Ensino a Distância (EaD). A grande novidade é que dessa vez serão quatro cursos disponíveis, a lista para este ano inclui o Técnico de Secretaria Escolarcom carga horária para 1200 horas (1 ano e meio). Os candidatos podem optar também pelos cursos de Assistente AdministrativoInglês e Espanhol. A iniciativa é fruto de parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Boituva com o Polo UAB Barueri. Cada curso oferece 50 vagas.

Sobre os cursos

O curso Técnico em Secretaria Escolar promove a formação técnica de nível médio de profissionais da educação que atuam em áreas de apoio às atividades pedagógicas e administrativas nas escolas públicas de educação básica, como explica o coordenador do Polo UAB Barueri, professor Edson César Stivalli. “A importância é que esse curso vai acrescentar novos conhecimentos e aperfeiçoar o trabalho da Secretaria Escolar. São novas técnicas e modelos. Acredito que todos nós precisamos aproveitar as oportunidades que aparecem na nossa vida”, afirma o docente.

Os cursos de Inglês e Espanhol são parte do programa e-TEC Idiomas e foram concebidos e produzidos pela Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia via SETEC/MEC, eles demandam 200 horas de estudos. Por outro lado, o de Assistente Administrativo, exige 300 horas e foi planejado para formar profissionais que executem serviços de apoio nas áreas administrativas, finanças e logística. A exigência é que o candidato tenha Ensino Médio completo.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e vão de 15 a 22 de janeiro no site: https://sistemas.btv.ifsp.edu.br/sistemas/. O candidato deve clicar na opção “FIC”, cadastrar seus dados, responder o questionário socioeconômico e enviar a documentação necessária. É imprescindível também clicar na opção “Cursos”, na parte superior da tela e, em seguida, efetuar a inscrição.

Já as matrículas devem ser feitas presencialmente na sede do Polo UAB Barueri, localizada na Avenida Andrômeda, 500, Alphaville. Os interessados precisam apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de endereço recente com CEP, foto 3X4 recente e formulário de matrícula que preenchido. Esse documento, assim como oEdital, pode ser acessado neste link.

O Edital para o curso Técnico de Secretaria Escolar pode ser visualizado neste link

Os resultados serão divulgados em 25 de janeiro no mural do Polo UAB Barueri. Os selecionados serão convocados para se matricularem entre 04 a 08 de fevereiro das 14h às 21h.

A aula inaugural está marcada para 23 de fevereiro (sábado) às 8h na sede do Polo UAB Barueri.