2º Simpósio de Educação


EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS:
Perspectivas para o futuro

11 e 12 de maio
Câmara Municipal de Barueri

INSCREVA-SE

O Simpósio

A segunda edição do Simpósio de Educação da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) foi confirmada para os dias 11 e 12 de maio na Câmara Municipal. Para este ano a temática escolhida foi “Educação e Políticas Públicas: perspectivas para o futuro”. As atividades do dia de abertura estão marcadas para ocorrer a partir das 19h. Já para o dia 12, os trabalhos começam às 8h e devem se estender até 17h.

Saiba mais...

Valores e Público-alvo
O público-alvo é focado em profissionais da Educação, estudantes e gestores públicos. Aos interessados, vale a pena adquirir os ingressos com antecipação. A inscrição para o evento é gratuita, mas, fique atento, pois as vagas são limitadas a 350 inscrições.

Oportunidades
O II Simpósio FIEB de Educação terá à disposição conferências, palestras e mesas redondas que abordarão diversas áreas do conhecimento, além de conceitos, abordagens e metodologias aplicadas às políticas públicas que subsidiam a educação brasileira contemporânea.

Os convidados também abrem espaço para discutir a experiência de profissionais e pesquisadores ligados à área. O destaque será para as práticas educativas e políticas públicas desenvolvidas na construção de espaços pedagógicos que contemplem os cuidados primordiais requeridos, sobretudo, na infância e adolescência.

Fundamentos
Tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados durante o Fórum Mundial de Educação organizado pela UNESCO em 2015, o Simpósio será calcado na Declaração de Incheon, que constitui o compromisso da comunidade educacional com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030,e assim, reconhece o importante papel da educação como principal motor do desenvolvimento.

No quesito Desenvolvimento Sustentável, as atividades serão focadas em dois pontos: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, além de assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O Simpósio será uma oportunidade valiosa para educadores de Barueri e região refletirem a respeito das diferentes visões do tema e trocar informações.

Programação

11/05/2018 - Sexta Feira
18h30 – 19h00 Credenciamento
19h00 – 20h00 Apresentação do Quinteto “SOPRO NOVO” Atividade Cultural “Coral Yamaha”
20h00 – 20h30 Abertura

“Lançamento da Revista RETA – FIEB”
20h30 – 21h30
Conferência
“Implementação de Política Pública na Infância”

Eduardo Campos Queiroz Diretor Executivo da Fundação Maria Cecília – São Paulo
21h30 - 22h00 “Municipalização do Ensino Médio”

Palestrante: Elvis Cesar - Prefeito de Santana de Parnaíba
12/05/2018 – Sábado
08h00 – 09h00 Coffee Break
09h00 – 09h30
Palestra I
“Prática Pedagógica: Como Materializar Políticas para Infância na Educação”

Palestrante: Cláudia Siqueira - Diretora do Instituto Sidarta – Cotia / São Paulo
Apresentadora: Geraldina Odila Bispo Coelho - Supervisora da FIEB
09h30 – 10h45
MESA REDONDA I
“Atuação Pública nos Principais Dilemas da Infância”

Palestrantes: Dr. Fábio Calheiros Do Nascimento - Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal da Infância e Juventude da Comarca de Barueri/SP
Dra. Presciliana Giovana Guerra Mitrano – Doutorado na Universidade Federal de São Paulo – Médica Especialista em Infância e Adolescência em situação de vulnerabilidade social
Clécius Wanderley Romagnoli dos Santos - Secretário de Educação de Santana de Parnaíba
10h45 – 11h00 Intervalo
11h00 – 11h30
PALESTRA II
“Diretrizes Curriculares Nacionais”

Palestrante: M.ª Maria Helena Guimarães - Secretária Executiva do MEC
11h30 – 13h00 Almoço
13h00 – 14h00
PALESTRA III
“ABA E TEA: Ensino Inclusivo e Manejo Comportamental no Contexto Escolar”

Palestrante: Prof. Dr. Celso Goyos e Profa. Dra. Giovana Escobal – Instituto Lahmiei Autismo Departamento De Psicologia – Ufscar - São Carlos/SP
Apresentadora: Prof. Dra. Renata Capelli (PUC/SP – UNIP)
14h00 – 15h10
MESA REDONDA II
“Educação e Política Públicas: Estudos Contemporâneos”

Palestrantes: Prof. Dr. Rogerio de Almeida – Professor do Departamento de Educação - Usp
Profa. Dra. Marilene Proença – Diretora do Departamento de Psicologia Escolar - USP
Mediador: Prof. Dr. João Eduardo Coin (UNIP – USP)
15h25 – 16h00
PALESTRA IV
“Mediação Familiar e Adolescência”
Palestrante:Prof. M.ª Reginandréa Gomes Vicente - Psicóloga Especialista em Mediação Familiar e em Situações de Violência (RIMI - UNIP)
Apresentador: : Maria Liege Pereira Vilas Boas - Supervisora da FIEB
16h00 – 17h00
PALESTRA V
“Do Compromisso da Educação Pública na Promoção do Desenvolvimento Humano: Refletindo sobre os Desafios e as Políticas Necessárias à sua Efetivação”

Palestrante: Dra. Vera Lucia Trevisan de Souza – Pesquisadora de Pós-Graduação Puc Campinas
Apresentador: Prof. M.e Roberto Cezar Datrino - Coordenador de Educação Técnica da FIEB
17h00 Encerramento

Palestrantes

Dr. Celso Goyos

Doutorado em Psicologia
Professor Associado Nível 4 do Departamento de Psicologia da UFSCar. Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1986). Estágios de pós-doutorado na Universidade do País de Gales - Reino Unido, Universidade de Kansas e na Universidade da California - San Diego.

Claudia Siqueira

Palestrante e consultora na área de primeira infância
Tem como foco de pesquisa a Primeira Infância e formação docente. Cursou especialização em Primeira Infância em Harvard e participou do ISTEP (Estudo sobre o programa de formação de professores) na Universidade de Stanford. Palestrante e consultora na área de primeira infância e gestão escolar.

Roberto Cezar Datrino

Graduação em Administração
Graduação em Administração e Ciências Econômicas pela Mackenzie e mestrado em Administração. Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior e MBA em Logística Empresarial. Pós-graduando em Metodologias para a Educação a Distância.

Eduardo de Campos Queiroz

Formado em Administração
Formado em Administração de Empresas com especialização pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. Desde fevereiro de 2011 é Diretor Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Geraldina Odila Bispo Coelho

Licenciada em Matemática
Licenciada Em Matemática E Pedagogia, Especialista Em Metodologia no ensino da Matemática e Gestão Educacional. Supervisora de ensino FIEB.

Dra. Giovana Escobal

Licenciatura em Pedagogia
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia, é especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo: Avanços no tratamento e pesquisa, Mestrado em Educação Especial, Doutorado em Educação Especial Pós-doutora em Psicologia pela UFSCAR.

Dr. João Eduardo Coin

Doutorado em Psicologia
Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela USP, Pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Johns Hopkins University, em Baltimore, EUA . Professor Visitante na Facultad de Psicologia da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (2012).

Maria Liege Pereira Vilas Boas

Licenciatura em Pedagogia/FEUSP
Licenciatura em Pedagogia/FEUSP, de Especialização, Gestão Educacional/UNICAMP, Gestão Educacional/UNICAMP. Atuando em Educação há 40 anos, dentre os quais 20 anos em supervisão escolar, 8 anos em direção escolar e mais de 12 como professora.

Maria Helena

Mestre em Ciência Política
Socióloga e Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, é professora aposentada desta Universidade/IFCH onde atuou também como pesquisadora do Núcleo do Estudos de Políticas Públicas/NEPP

Marilene Proença

Doutorado e Livre-Docência em Psicologia
Psicóloga, graduada pela USP. Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP.

Dr. Rogério Almeida

Doutor em Educação
Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Bacharel em Letras, Doutor em Educação e Livre-Docente em Cultura e Educação, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento na Universidade do Minho.

Dr. Fábio Calheiros do Nascimento

Mestre em Direito Político e Econômico
É mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e professor de Direito Civil na Faculdade Estácio de Sá. Atuou como professor-assistente na pós-graduação lato sensu da Escola Paulista da Magistratura nas áreas de Direito Civil e Direito do Consumidor.

Localização

Câmara Municipal de Barueri

Alameda Wagih Salles Nemer, 200 – Centro, Barueri/SP

Horários: 11/05/2018 (das 19h às 22h) e 12/05/2018 (das 8h às 17h)



2º Simpósio de Educação
Contato

(11) 2078-7810

@fieb_barueri

/fieb.barueri



Todos os direitos reservados