UAB - Polo Barueri

Alunos de Especialização em Educação Ambiental apresentam banners na UAB

O encontro presencial ocorrido no dia 08 de outubro foi a primeira fase do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os alunos de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis apresentaram banners sobre os seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Após essa etapa, os alunos fizeram a apresentação do TCC à banca no novo encontro presencial, realizado nos dias 26 e 27 de novembro.

Segundo Anice Vicente dos Santos, funcionária da UAB - Polo Barueri, disse que “os banners englobaram temas sobre reciclagem de materiais sólidos, hortas nas escolas, reaproveitamento de alimentos, conscientização ambiental, energia limpa nas salas de aula e até discussões sobre a importância da efetivação da Lei Ambiental como norteadora no cumprimento da Educação Ambiental no país. Os professores aprimoraram seu olhar crítico e sustentável para com a sociedade. Além de ter a responsabilidade de educar, ganham mais um compromisso, de serem sustentáveis e assim cooperar para que o outro adquira práticas que colaborem com a proteção do meio ambiente”.

Para o aluno de Especialização em Educação Ambiental, o professor Jeferson Willian Máximo, “o curso é extremamente pertinente e atual, a proposta didática remete os alunos a repensar sua atuação social, quanto professor pude absorver muito dos conteúdos apresentados no curso e aplicar no local em que trabalho, transformado a realidade das escolas. O curso é excelente, tanto no conteúdo quanto no material humano”.

Já Uilemberguem Alves Oliveira, também aluno do curso, disse que é uma “excelente oportunidade de aprendizado o curso de gestão ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis, no Polo Barueri da UNIFESP, haja vista que traz em seu teor a possibilidade de interação entre docentes dos mais variados ramos do conhecimento. Evidentemente, toda esta multidisciplinariedade traz um significativo avanço não só em minha vida acadêmica, enquanto docente e sobretudo, agente multiplicador das informações obtidas neste Polo de Ensino, no que se refere ao necessário aprendizado. Diante deste cenário, sinto-me honrado em aprender e compartilhar experiências acadêmicas com este seleto grupo de pesquisa, motivo pelo qual recomendo o curso”.

“O Curso de Educação Ambiental é um curso de formação continuada e tem como objetivo principal a formação inicial e continuada de professores da educação básica, principalmente da rede pública de ensino. O Curso é voltado para questões ambientais importantes em nível nacional e estadual e constitui de um processo formador construtivo e participativo. Almeja-se que o cursista difunda os conhecimentos adquiridos atuando como um agente multiplicador de informação junto aos seus alunos; e que os conteúdos aprendidos, as questões debatidas e os projetos propostos sejam aplicados e trabalhados nas escolas de ensino básico”, segundo plano de curso, retirado da plataforma disponível para os alunos em https://ea3.comfor.unifesp.br/course/view.php?id=25&prr=1 .