Acesso

Contabilidade


Eixo tecnológico:

Gestão e Negócios

Descrição do curso:

O Curso Técnico em Contabilidade abarca conceitos da Administração Financeira e Tributária, possibilitando ao aluno noções em áreas como: Economia, Administração, Direito e Gestão de Pessoas. Além disso, o aluno tem acesso a conhecimentos e saberes acerca dos processos financeiros e contábeis empresariais, de modo a atuar em conformidade com as legislações e diretrizes de órgãos reguladores.

Forma:

Integrada diurno | Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 2 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente Noturno).

Carga horária:

3150 horas (Integrado) | 825 horas (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Iniciativa e senso de liderança; espírito empreendedor; organização e meticulosidade; facilidade com números e cálculos. Os alunos que ingressam neste curso saem para o mercado com espírito de liderança, trabalho em equipe, engajamento em negócios, projetos e tecnologia. O profissional formado no curso pode analisar a documentação contábil, controlar e arquivar os documentos relativos à atividade contábil, acompanhar as movimentações, registrar as operações contábeis da empresa, ordenar os movimentos pelo débito e crédito, preparar a documentação, além de apurar haveres, direitos e obrigações legais.

Campo de atuação:

O mercado de trabalho para o Técnico em Contabilidade é bastante amplo e multifacetado. O profissional formado nesse curso pode atuar em instituições públicas e privadas, bancos, empresas de consultoria e de auditoria, além de escritórios de contabilidade e como profissional autônomo.

Certificação:

Auxiliar Financeiro (ao concluir o Módulo II).

Diploma:

Técnico em Contabilidade (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri – ITB - PROFESSOR MUNIR JOSÉ” – FIEB Unidade Jardim Paulista (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Humberto Donato Neto

E-mail:
humberto.neto@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade Oswaldo Cruz, Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson e Ciências Matemáticas pela Faculdade Teresa Martin/Uniesp, possui formação complementar em Matemática pela Unicamp e Pós-Graduação em Administração Financeira e Controladoria pela Faculdade Oswaldo Cruz. Atuou na área de Gestão e Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e possui experiência profissional como professor de Matemática na Prefeitura do Município de São Paulo, Tutor Web e Professor de Ciências Contábeis do Centro Universitário Claretiano de Batatais. Detém conhecimento básico em inglês e em espanhol. Além disso, realiza trabalho voluntário em uma entidade religiosa na área Contábil.