22/11/2022 às 17:28

Aluno FIEB está entre os melhores estudantes de escola pública do Brasil

Renan Figueiredo, do sétimo ano, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Ciências e foi convidado para uma solenidade organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília

Aos 13 anos, o aluno Renan Santos Figueiredo, do 7º ano (Ensino Fundamental II – Unidade Alphaville), já está dando grandes passos em sua trajetória escolar! Além de conquistar a medalha de ouro na Olímpiada Nacional de Ciências (ONC) deste ano, ele também foi o estudante de escola pública mais bem classificado em todo o Brasil.

Por conta desse desempenho, Renan foi convidado para a solenidade de premiação da ONC em Brasília, que está marcada para acontecer amanhã – dia 23/11, nas dependências do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A ONC tem como principal finalidade atrair os estudantes das escolas públicas e particulares para o estudo da Biologia, Física, Química e Astronomia, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o progresso da ciência e do país.

Excelência em sala de aula, metodologias inovadoras e participação dos pais

Para Renan, é preciso muito empenho e dedicação na hora de estudar para uma Olimpíada. Por isso, segundo ele, a utilização de metodologias inovadoras de aprendizagem foi um dos diferenciais para seu desempenho na prova. “Tenho vários métodos para estudar. Um deles é o Pomodoro, onde utilizo 25 minutos para estudar e outros 15 minutos para descansar. Já para assimilar os conteúdos, uso o método Cornell, onde as anotações feitas em sala de aula são divididas para agilizar o processo de revisão sobre os assuntos”.

Além de toda esta dinâmica, nosso medalhista garante que o suporte e a participação dos pais foram fundamentais para sua conquista! Através do pai, que é Biólogo, Renan teve acesso a diversos livros e materiais que enriqueceram seu conhecimento na área. Segundo ele, os momentos de estudo em família aconteciam até mesmo dentro do carro, no caminho de volta para casa. “Conversamos sobre o que aprendi aquele dia na aula e meu pai vai complementando com o conhecimento que tem”.

De olho no futuro, nosso medalhista sonha grande e já faz planos para sua carreira: “Quero ser Oficial do Exército e também me formar em alguma área relacionada a Ciências. Pretendo buscar uma área para me especializar! ”

Sobre a ONC

A ONC é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É considerada a maior olimpíada interdisciplinar do país que busca resgatar o interesse de jovens e adolescentes pelo estudo, ciência, investigação e pelo saber.

A competição é destinada aos estudantes que estiverem regularmente matriculados no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries ou anos citados acima. Para participar da ONC, em qualquer uma de suas fases, o estudante não poderá ter ingressado em curso superior.