A Fundação Instituto de Educação de Barueri chega ao final de 2019 com mais um excelente resultado obtido na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Acumulando premiações desde 2007, a FIEB soma até o momento, 10 medalhas de ouro, 42 de prata, 120 de bronze e 755 menções honrosas. Delas, a maioria figura entre alunos e professores da unidade Jardim Belval – única escola pública a receber nos anos de 2016 e 2017, o troféu OBMEP na região grande oeste e metropolitana de São Paulo, superando até mesmo a capital. Durante vários anos e também em 2019, a unidade foi contemplada com o diploma “Escolas premiadas nos anos anteriores” – uma honraria concedida a poucas instituições públicas no país, reforçando a excelência de ensino da Fundação.
A participação em Olimpíadas do Conhecimento sempre foi muito valorizada e presente nas ações pedagógicas da FIEB. Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, a iniciativa motiva estudantes e professores a buscarem novas técnicas e conhecimentos. Além de estimular o aprendizado, algumas competições estabelecem um intercâmbio com instituições de ensino superior, proporcionando aos alunos medalhistas a oportunidade de ingressar em diversas universidades públicas no Brasil. É o caso da estudante do Curso Técnico em Informática – Monick Pereira Zeitounian, que através do reconhecimento obtido na OBMEP, conquistou uma vaga para cursar Matemática Aplicada e Computacional na USP São Carlos – sem necessidade de passar pela FUVEST.
PIC – Programa de Iniciação Científica
A parceria com outras instituições, como o IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo) são mais um ponto positivo para alcançar excelência no processo pedagógico e, consequentemente, nas olimpíadas. O Programa de Iniciação Científica – PIC é um projeto que propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP ampliar o seu conhecimento científico, preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. O material didático é preparado especialmente para os alunos em seus diferentes níveis de participação, e as aulas acontecem aos sábados, conforme calendário da Regional IME-USP. Segundo Cláudia Chaves – professora orientadora do PIC na unidade Jardim Belval, um dos benefícios do projeto é despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.
OBMEP na escola
Alunos não premiados também podem contar com o programa OBMEP na Escola, criado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. O projeto tem o objetivo de apoiar e estimular os alunos em estudos mais aprofundados em Matemática a partir de atividades extraclasses realizados por professores da própria escola, que também são selecionados pela OBMEP via prova ou premiação expressiva de seus alunos. Em 2019, a Unidade Alphaville conta com a participação do Professor Jeferson Augusto e o apoio da coordenadora de área Luciana Silveira. Já em 2020, a unidade Jardim Belval contará com a atuação da professora Sandra Pires – que se tornou referência na competição pela quantidade de premiações alcançadas ao longo dos anos.
Criada em 2005 para estimular e identificar talentos na área, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
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