Acesso

Acontece na FIEB

Você na FIEB

19/12/2019 às 16:42

Alunos e Professores da FIEB figuram entre os melhores do país na OBMEP


Fundação é destaque na premiação desde 2007


A Fundação Instituto de Educação de Barueri chega ao final de 2019 com mais um excelente resultado obtido na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Acumulando premiações desde 2007a FIEB soma até o momento, 10 medalhas de ouro, 42 de prata, 120 de bronze e 755 menções honrosas. Delas, a maioria figura entre alunos e professores da unidade Jardim Belval – única escola pública a receber nos anos de 2016 e 2017, o troféu OBMEP na região grande oeste e metropolitana de São Paulosuperando até mesmo a capital. Durante vários anos e também em 2019, a unidade foi contemplada com o diploma “Escolas premiadas nos anos anteriores” – uma honraria concedida a poucas instituições públicas no país, reforçando a excelência de ensino da Fundação. 

 

A participação em Olimpíadas do Conhecimento sempre foi muito valorizada e presente nas ações pedagógicas da FIEBMais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, a iniciativa motiva estudantes e professores a buscarem novas técnicas e conhecimentos. Além de estimular o aprendizado, algumas competições estabelecem um intercâmbio com instituições de ensino superior, proporcionando aos alunos medalhistas a oportunidade de ingressar em diversas universidades públicas no Brasil. É o caso da estudante do Curso Técnico em Informática – Monick Pereira Zeitounian, que através do reconhecimento obtido na OBMEP, conquistou uma vaga para cursar Matemática Aplicada e Computacional na USP São Carlos – sem necessidade de passar pela FUVEST. 

 

PIC – Programa de Iniciação Científica 

A parceria com outras instituições, como o IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo) são mais um ponto positivo para alcançar excelência no processo pedagógico e, consequentemente, nas olimpíadasO Programa de Iniciação Científica  PIé um projeto que propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP ampliar o seu conhecimento científicopreparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmicoO material didático é preparado especialmente para os alunos em seus diferentes níveis de participação, e as aulas acontecem aos sábados, conforme calendário da Regional IME-USPSegundo Cláudia Chaves – professora orientadora do PIna unidade Jardim Belval, um dos benefícios do projeto é despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática. 

 

OBMEP na escola 

Alunos não premiados também podem contar com o programa OBMEP na Escola, criado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. O projeto tem o objetivo de apoiar e estimular os alunos em estudos mais aprofundados em Matemática a partir de atividades extraclasses realizados por professores da própria escola, que também são selecionados pela OBMEP via prova ou premiação expressiva de seus alunos. Em 2019, a Unidade Alphaville conta com a participação do Professor Jeferson Augusto e apoio da coordenadora de área Luciana Silveira. Já em 2020, a unidade Jardim Belval contará com a atuação da professora Sandra Pires – que se tornou referência na competição pela quantidade de premiações alcançadas ao longo dos anos. 

 

Criada em 2005 para estimular e identificar talentos na área, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.  

Compartilhar: