16/07/2019 às 14:36

FIEB atualiza parâmetros curriculares para desenvolvimento socioemocional dos alunos

Diretoria promove mudança no olhar sobre a educação do município

A FIEB mais uma vez sai à frente e promove uma mudança no olhar sobre a educação do município, sendo o primeiro instituto educacional da região a elaborar Referencial Curricular para a Educação Básica em conformidade com os marcos legais nacionais e internacionais da educação para o século XXI, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e demais documentos oficiais normativos em vigência.

Os novos fundamentos pedagógicos foram criados com o objetivo de contribuir além do desenvolvimento intelectual dos estudantes, trabalhando também suas competências sociais, emocionais e culturais – habilidades essenciais para uma educação completa. A ideia, de forma geral, é de que o aluno passe a aprender para a vida, e não apenas para uma prova.

Além disso, dadas as características do ensino fundamental e das modalidades do ensino médio que a instituição oferece (médio, médio integral e médio concomitante e subsequente), foram realizados estudos e pesquisas ao longo dos últimos dois anos para atender às especificidades educacionais da instituição, em cada um de seus segmentos, o que concorre para tornar essa iniciativa, particularmente, autêntica e inovadora.

O documento está em fase de ajuste e implantação e será   parte constitutiva das propostas pedagógicas curriculares das nove unidades a partir de 2020.

Mais uma vez a FIEB reitera seu compromisso com a educação de qualidade no município de Barueri. Esta ação afirmativa é resultado do trabalho coletivo da Diretoria de Gestão Escolar, Suporte Pedagógico das unidades, Assessoria Técnica Pedagógica e educadores lotados na instituição.

Princípios e valores

Importa destacar que o processo de elaboração do documento se deu com base nos princípios e valores que orientam a educação nacional em função do desenvolvimento pleno da cidadania e foi balizado por três conceitos orientadores:

1. Educação Integral cujo propósito essencial é promover o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as suas dimensões intelectual, social, emocional, física e cultural.
  2. Equidade que prevê serem os estudantes sujeitos capazes de aprender e desenvolverem-se, ao serem assegurados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dentro de contextos que tenham significados para suas vidas.

Educação Inclusiva orientada por uma perspectiva de educação plural e democrática, cujo respeito e valorização à diversidade e à diferença reconhece o modo de ser, de pensar e de aprender de cada estudante, propiciando desafios adequados às suas características biopsicossociais, apostando nas suas possibilidades de crescimento contínuo.