03/02/2023 às 19:00

FIEB traz a neurociência para o palco da IV Jornada Pedagógica

Evento contou com a mentoria de Carla Tieppo e palestras de renomados profissionais da área

Este ano, a IV Jornada Pedagógica FIEB foi mais do que um evento, e sim, o início do processo de transformAÇÃO de todo o corpo docente da Fundação. Em parceria com a Educação Inédita – consultoria especializada em Neurociência aplicada à educação – os mais de 600 professores FIEB participaram de uma experiência imersiva de três dias, que iniciou na Praça das Artes, continuou na Unidade Alphaville, e prosseguirá ao longo de todo o ano de 2023, por meio da realização de encontros e grupos de estudos.

Conhecida como a parte da ciência que estuda o sistema nervoso, a aplicação da neurociência na educação alavanca as potencialidades dos alunos e previne dificuldades de aprendizagem, gerando resultados rapidamente mensuráveis. Ciente disso e, em mais uma iniciativa pioneira, a FIEB não mediu esforços para levar o tema ao palco da IV Jornada Pedagógica.

Sob a mentoria da renomada neurocientista, Profa. Dra. Carla Tieppo – Doutora em Neurofarmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e precursora na aplicação da ciência do cérebro no desenvolvimento humano e organizacional – o primeiro dia do evento foi um verdadeiro espetáculo! Unindo educação e cultura, os professores mergulharam em uma experiência imersiva dentro do novo completo cultural de Barueri, a Praça das Artes.

O espaço – que teve o teatro e dois pavimentos dedicados exclusivamente para o evento – foi organizado de forma a provocar novas sinapses nos convidados, trazendo, além de uma exposição com temas relacionados à neurociência, a presença de artistas circenses, que levaram os docentes a um mergulho na cultura do espetáculo.

FIEB em transformAÇÃO

A primeira atividade do dia aconteceu no segundo subsolo da Praça das Artes, levando grupos de participantes a uma jornada emocional sobre os mistérios do cérebro humano, e a possibilidade de aplicação da Neurociência na Educação.

Já no teatro, o Superintendente FIEB – Luiz Antonio Ribeiro dava as boas-vindas aos mais de 600 docentes presentes. Emocionado, ressaltou a importância de evoluir com o processo de ensino-aprendizagem, e a oportunidade que enxergou em unir a formação continuada dos professores ao campo da Neurociência: “Hoje estou diante de um sonho realizado. Para a Fundação, investir na capacitação dos docentes, é investir também em qualidade e melhorias para a comunidade escolar como um todo. E, neste momento, ao lado de neurocientistas, pedagogos e psicólogos renomados, estamos dando um importante passo para o futuro da aprendizagem”.

O Prefeito de Barueri – Rubens Furlan, aproveitou o momento para relembrar a criação da FIEB e a importância de dar oportunidade aos jovens da região trilharem o caminho que o país precisa: “Anos atrás, observei que a mão-de-obra especializada ia embora para São Paulo, enquanto as mais simples permaneciam na região de Barueri. Então criamos as escolas técnicas, investindo na melhor estrutura e educação para a formação de mão-de-obra qualificada em nosso parque industrial”.

Beto Piteri – vice-prefeito de Barueri, reforçou a importância da atualização dos cursos da Fundação, e a preocupação com os jovens, crianças e adolescentes para que tenham uma excelente atuação em suas vidas pessoal e profissional. Complementando a fala, o Secretário de Cultura – Jean Gaspar, lembrou que a parceria com a FIEB é fundamental para integrar cultura e arte à educação, e assim, oferecer mais oportunidades aos jovens da Fundação.

Educação como caminho para a cura

Após as boas-vindas, foi a vez de Carla Tieppo assumir o palco, abrindo o circuito de palestras do primeiro dia do evento. Ao lado de Cibele Sabino e Gabriel Sandrini, o painel “Neurociência e Educação: Mundo VUCA e Mundo BANI” debateu a importância de promover uma cultura sustentável de inovação para gerar profissionais flexíveis e aptos a criar novas possibilidades.

A segunda palestra, conduzida pela Profa. Esp. Kharyna Rodrigues, trouxe “A perspectiva da Neurociência sobre a avaliação do processo ensino-aprendizagem” – passando pelos primeiros instrumentos avaliativos até a necessidade de diversificar o processo como um recurso de ensino, e não só de aprendizado.

“Saúde mental na escola – um diálogo para além do tabu” emocionou todos os presentes diante da sensibilidade da Profa. Ma. Maria Carolina Pedalino ao tratar do tema. Através de relatos reais, os professores foram levados a enxergar a saúde mental como um processo de construção da própria autonomia.

Fechando o primeiro dia do evento, a Prof. Dra. Marilia Albuquerque trouxe ao palco uma discussão sobre “Educação restaurativa – como nossos cérebros se comunicam”. Um momento para ressaltar a importância da escuta ativa e da comunicação não-violenta: mais do que sentir a dor do outro, é se conectar com o outro.

Jornada para novos rumos

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, a IV Jornada Pedagógica seguiu para a Unidade Alphaville, onde reuniu docentes, coordenadores, orientadores, diretores e demais membros da equipe pedagógica para uma importante troca de experiências.

Durante os dois dias, a equipe multidisciplinar da Educação Inédita, realizou diversas oficinas e atividades interativas com os presentes, através de avaliações, estudos de caso e projetos. Ministrada pela Profa. Dra. Carla Tieppo, a palestra do último dia “Desafios da contemporaneidade para a Educação” apresentou vícios, virtudes, novos rumos profissionais e a adoção de estímulos mais adequados para conduzir os processos de aprendizagem em sala de aula.