Acesso

Acontece na FIEB

Você na FIEB

21/02/2022 às 10:53

II Jornada Pedagógica promove formação continuada aos docentes FIEB


Segunda edição reuniu cerca de 500 colaboradores em formato híbrido


Mais um evento para ficar na história!

Entre os dias 01 e 09 de fevereiro, professores e colaboradores FIEB acompanharam, em formato híbrido, a II Jornada Pedagógica FIEB que, nesta edição, teve sua programação inteiramente focada na formação continuada dos docentes e equipe pedagógica.

 

O evento contou com a participação de grandes educadores, entre eles, Cipriano Luckesi, Lilian Bacich e Renata Perrenoud. Além de oportunizar uma profunda reflexão sobre os desafios da educação transformadora na Era Digital, esta edição também serviu para aprofundar a capacitação dos docentes em relação aos materiais da SOMOS EDUCAÇÃO – que serão utilizados este ano pela Fundação.

 

Saberes ressignificados

Na abertura do evento, o Superintendente FIEB – Luiz Antonio Ribeiro, recepcionou os participantes convidando-os a refletir sobre as transformações do processo de ensino-aprendizagem frutos da Era Digital.

 

Em seu discurso, o Superintendente ressaltou a necessidade de mudança no processo educacional e toda a preocupação da Fundação em contribuir para a evolução constante do trabalho docente: “temos que evoluir juntos, nos permitindo abandonar preconceitos e nossa zona de conforto, em nome da inovação e do desenvolvimento”. Aproveitando a ocasião, Luiz Antonio edificou a qualidade dos colaboradores FIEB e finalizou seu discurso parafraseando Paulo Freire: “temos de ter humildade para saber que temos de aprender”.

 

Primeiro ciclo de palestras

O ciclo de formação teve início no dia 01/02, com a apresentação do cronograma anual aos diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. Em ocasião, a Unidade de Gestão Educacional (UGE) contemplou os presentes com a palestra intitulada “O Papel da Gestão Escolar no Desenvolvimento da Proposta Pedagógica”, proferida pelo?Professor Dr. Robson Santos.

 

O segundo dia de palestras foi iniciado pela diretora pedagógica da SOMOS EDUCAÇÃO – Tânia Fontolan, com o tema “Neurociência na Educação”. A apresentação também contou com a participação do Professor Master Coach Marcel Ferrada, em um minicurso de três dias denominado “Projeto de Vida 1 – O Líder em Mim”.

 

O destaque do terceiro dia do evento ficou a cargo das palestras “Empreendedorismo Aplicado à Educação e Desenvolvimento do Protagonismo e da Cultura” – ministrada pelo Professor Mestre Charles Bonani, e “Empreendedorismo Criativo” – proferido pelo Professor Renan Cerqueira Dias.

 

“Cenário Nacional e Internacional – Desafios e Potencialidades no ensino escolar” foi um dos temas abordados no quarto dia de palestras, pelo Professor Dr. Laerte Apolinário Junior. Neste mesmo dia, também participaram do evento os Professores Especialistas: Leandro Coresma e Kelly Salute, com a temática “Saúde, Corpo e Movimento”, Professora Carolina Tresolavy com a apresentação da “Par Literatura” e o Professor Especialista Hélio Viera com a oficina “Minecraft – Módulo II”.

 

Painéis do segundo dia

No dia 07/02 – quinto dia do evento, a apresentação ficou por conta da Professora Dr.ª Renata Perrenoud, com o tema “A aprendizagem baseada em competências para uma educação transformadora”. Também neste dia, apresentaram-se a Professora Dr.ª Fabiana Kneubil com a palestra “Ensino por Investigação, Estratégia e Didática”, o Professor Dr. Kamil Giglio e suas reflexões sobre “Design Thinking”, e a Professora Especialista Ilza Muller com a “Língua Inglesa na BNCC e Práticas de diagnóstico e avaliação no Ensino de Língua Inglesa”.

 

O sexto dia do evento – muito esperado por todos, contou com a ilustre participação de dois dos maiores nomes do cenário acadêmico-educacional, quando o assunto é avaliação: Professor Dr. Cipriano Luckesi e Professora Dr.ª Lilian Bacich que, respectivamente, palestraram sobre “Avaliação da Aprendizagem” e “Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem com foco em evidências”. Neste mesmo dia, os participantes também puderam acompanhar as presenças renomadas do Professor LD Luiz Roberto Dante, a Professora Fernanda Viana, o Professor Dr. Josias Silva e o Professor Fernando Públio.

 

Finalizando o evento, a equipe de assessoria pedagógica da Unidade de Gestão Educacional (UGE) desenvolveu atividades pontuais junto aos professores e coordenadores das áreas de Ciências da Natureza, Ciência Humanas, Matemática e Linguagens & Códigos, finalizando assim a nossa II Jornada Pedagógica FIEB.

 

Evoluir e transformar

Mais uma vez, a Fundação não mede esforços para proporcionar momentos de criação e construção coletiva a todo o seu corpo pedagógico, valorizando a criação de novos ambientes de aprendizagem e a constante evolução do trabalho do docente.

 

Para a FIEB, a formação continuada é uma grande aliada dos educadores, uma vez que, da mesma forma que o mundo evolui de forma rápida e a tecnologia assume uma relevância cada vez maior no processo de aprendizagem, também os professores devem acompanhar esta evolução.

 

Nos vemos na próxima Jornada!

 

Compartilhar: