25/04/2022 às 14:45

World Creativity Day revela DNA criativo de ex-alunos FIEB

Egressos da Fundação foram alguns dos inspiradores no palco principal do evento

Nos dias 20, 21 e 22 de abril, a FIEB e a Secretaria de Cultura e Turismo foram as anfitriãs do World Creativity Day em Barueri – um evento global que conectou mais de 130 cidades ao redor do mundo, apresentando iniciativas e projetos transformadores que utilizam a criatividade como matéria-prima.

Em formato híbrido, o evento contou com inspiradores de diversos segmentos que, com suas inovações e novas formas de negócios, contribuem diariamente com o empreendedorismo e a economia criativa no município.

Criatividade a toda prova

No dia 20/04, a unidade FIEB Jd. Belval recebeu a abertura oficial do festival. Conduzidos pela líder local do Dia Mundial da Criatividadeem Barueri e docente da Fundação – Professora Sandra Bozolan, os alunos interagiram em meio às diversas atividades realizadas no pátio da unidade, que contou com campeonato de robô (realizado pelo coordenador do curso técnico em Manutenção e Suporte de Informática – Augusto Sobral); Scratch Day (apresentado pela professora Eliana Kobaiassi) e um painel grafitado na hora pelo artista Paulo Renato de Oliveira, que retratou em sua arte o tema do World Creativity Day com uma homenagem aos 30 anos da unidade Jd. Belval comemorados este ano.

Conexões de resultados

O Centro de Eventos em Barueri foi o espaço selecionado para as atividades presenciais do segundo dia do festival. Entre as apresentações, temas relacionados à música, arte, diversidade, mobilidade e assistência social emocionaram quem acompanhou as palestras do auditório.

Na abertura do evento, o Superintendente FIEB – Luiz Antonio Ribeiro, destacou o DNA inovador do ensino FIEB e a contribuição da Fundação para o ecossistema empreendedor de Barueri. Além da presença das Professoras Sandra Bozolan, Rosi Volgarin e do Diretor de Projetos Culturais Diogo Bueno (representando o secretário de cultura Jean Gaspar), também tivemos a participação da Assessora de Imprensa FIEB – Juliane Walquer ao vivo diretamente de Salvador – palco principal do World Creativity Day no Brasil.

Projetos inspiradores

A programação do evento reuniu diferentes iniciativas que colaboram não só com o empreendedorismo no município, mas também com a transformação de vida da população de Barueri, como os Projetos: Renascer, Horta da Gente e Mães Cuidadoras – desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia e liderados pela primeira-dama e influenciadora do Dia Mundial da Criatividade em Barueri, Sônia Furlan.

O legado de criatividade da FIEB também esteve presente no palco com o Professor Reginaldo Ventura e sua “Exposição Arte e Diversidade”; o ex-aluno FIEB Vini Máximo com sua apresentação “De músico à produtor cultural” e a também ex-aluna da Fundação Grazi Flores com o projeto “Uh! Manas” – um canal de TV no Twitch feito exclusivamente por mulheres DJs. O Dia Mundial da Criatividade foi encerrado no Centro de Eventos com a apresentação do musical “Projeto Solte a Voz”, liderados pelo Professor Marco Vianna com a interpretação de alunos do teatro FIEB.

Em formato presencial ou on-line, o Dia Mundial da Criatividade em Barueri coroou projetos extraordinários e surpreendeu o público com a qualidade de gente criativa, inovadora e com iniciativa que são verdadeiras agentes de transformação. Para a FIEB, ser uma das anfitriãs do evento e fomentar a criatividade no universo colaborativo com o aval da Organização Mundial da Criatividade, é uma conquista e um imenso passo para a construção de um futuro melhor – não só em Barueri, mas no mundo todo.