Acesso

Acontece na FIEB

Você na FIEB

06/09/2019 às 16:09

EXPOTEC 2019 BATE RECORDE DE PÚBLICO


Feira de cursos técnicos promovida pela FIEB reúne quase 17 mil visitantes em sua terceira edição


Histórica! Assim vai ser lembrada a terceira edição da EXPOTEC que, nos dias 30 e 31 de agosto reuniu quase 17 mil visitantes no tradicional Ginásio José Correa, no Centro de Barueri. O evento – promovido pela FIEB em parceria com a Prefeitura e todas as Secretarias do Município, teve em 2019, seu recorde de público, reforçando o título de maior feira de cursos técnicos da Região Oeste da Grande São Paulo.

Apostando em sua versatilidade, este ano a EXPOTEC apresentou ao público uma infraestrutura totalmente reformulada, oferecendo uma área maior de circulação entre os estandes dos 23 cursos da Fundação, além de dois cubos centrais onde foram ministrados diversos workshops durante a feira: Hackathon – em parceria com o Google/ Waze Carpool, Design Thinking e Business Canvas Model – apresentado pelo Sebrae, Robótica e Inovação – oferecido pela Orange Maker e Gastronomia e Técnicas para Fabricação de Cerveja Artesanal – realizados pelos cursos técnicos de Hospedagem e Química da FIEB.

Nesta edição, os visitantes também puderam ter acesso à muita cultura de inovação, como no Campeonato de Futebol de Robô – uma arena de competição onde tecnologia e criatividade entravam juntas em campo oferecendo muita diversão e entretenimento aos participantes. Além disso, quem passava pelos estandes parceiros da EXPOTEC, tinha acesso a kits, informações e condições especiais em instituições renomadas, como: Sebrae, CNA, Cioeste, Wizard, ACIB, EduCarreira e Trip Monster. A área externa do evento contou com praça de alimentação e palco para diversas atrações culturais.

Cerimônia de abertura

No dia 29 de agosto, o Ginásio José Correa foi palco da cerimônia de abertura da EXPOTEC, que recebeu, com exclusividade, empresários, imprensa e autoridades, entre elas: o Presidente da Câmara Fabio Rhormens, o Vice-Prefeito e Secretário de Obras Roberto Piteri, o Secretário de Governo Geraldo Vinholi, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Barueri Antônio Carlos Pasinato, o Secretário Executivo da Cioeste Francisco Maciel, o Vice-Presidente da ACIB Cláudio Anibal Cleto e o Prefeito de Barueri – Rubens Furlan.

Presente em todas as edições do evento, Furlan ressaltou a importância de divulgar a qualidade de profissionais formados na rede técnica de ensino. “O objetivo desta noite é mostrar aos empresários a mão de obra qualificada que oferecemos na região. Nós criamos os cursos técnicos da FIEB para formar trabalhadores, e é essa integração com o mercado de trabalho que queremos proporcionar aos nossos alunos”.

O Superintendente FIEB – Dr Luiz Antonio Ribeiro, participou dos três dias da feira e comemorou: “Para nós, esta já é uma edição vitoriosa, pois estamos colhendo frutos dos trabalhos de alunos e professores das nossas nove unidades. Quero agradecer a todos pela dedicação e empenho, e estender meus cumprimentos ao prefeito Rubens Furlan, pelo olhar benevolente e amigo que sempre teve com a Fundação.

Workshops e Hackathon

Uma das novidades desta edição foi o espaço destinado aos workshops. Localizado no centro do Ginásio, o Cubo A e o Cubo B reuniu dezenas de participantes interessados em conhecer mais sobre o universo da gastronomia, robótica e empreendedorismo. A inovação, no entanto, ficou por conta do Hackathon!

Em parceria com os gigantes Google e Waze Carpool, os grupos de alunos inscritos na maratona tiveram o desafio de criar uma solução transformadora para um problema de mobilidade urbana. Durante dois dias de imersão, os grupos contaram com a mentoria de especialistas da empresa Colaborativa para solucionar dúvidas relacionadas a cada um dos projetos. Ao final da maratona, os trabalhos foram apresentados a uma banca julgadora que contou com a participação de representantes de diferentes áreas de atuação, como: Dr Luiz Antonio Ribeiro (Superintende FIEB), Roger Navarro (Chefe de Gabinete FIEB), Beni Kuhn (fundador da Colaborativa – consultoria responsável pelo workshop) e o youtuber Rick Marin.

Teste vocacional

Muitos jovens têm dúvidas e se sentem pressionados para escolher rapidamente sua futura profissão. Pensando nisso, a FIEB em parceria com a EduCarreira, transformou o auditório do Ginásio José Correa em uma sala dedicada exclusivamente à aplicação de testes vocacionais, onde os estudantes identificavam habilidades e interesses através de uma avaliação individualizada. O resultado final indicava não só a área de atuação mais próxima do perfil do candidato, como também dava “match” com três cursos profissionais da FIEB.

Para ficar na história

A qualidade dos projetos apresentados e a criatividade dos estandes foram assuntos presentes ao longo de toda a 3ª edição da EXPOTEC. Para Michele Pereira, de 13 anos, o evento serviu não só para conhecer o perfil pedagógico dos cursos, mas também para se atualizar sobre o mercado de trabalho e ampliar o networking. Já Letícia de Oliveira, de 16 anos, ressaltou a evolução da feira em relação à sua última edição: “A diferença do ano passado para este ano é indiscutível. Temos mais espaço para percorrer os estandes e os workshops estão com temas muito interessantes. A organização realmente caprichou, estão todos de parabéns!”, finalizou.

Compartilhar: