24/09/2022 às 16:29

FIEB conquista nota acima da média nacional no Ideb

Alunos da Fundação garantiram o melhor desempenho dentre
as escolas públicas

A FIEB mais uma vez se orgulha dos resultados obtidos no Ideb! Apesar dos impactos da pandemia da Covid-19, estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da Fundação, apresentaram um desenvolvimento educacional acima da média das escolas avaliadas, alcançando dentro do município de Barueri, a excelência do primeiro lugar dentre todas as escolas públicas.

Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) – divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ITB Maria Theodora Pedreira de Freitas – FIEB Alphaville, alcançou a nota 7,9 no Ensino Fundamental – anos iniciais, superando em 36% a média nacional que foi de 5,8. Já o ITB Dagmar Ribas Trindade – FIEB Jd. Maria Cristina, no Ensino Fundamental – anos finais, obteve média 6,7, representado 31% acima da média municipal de São Paulo.

Cada vez mais preparados para o futuro

Durante a pandemia, a FIEB comprovou sua aptidão em fazer diferente perante as dificuldades, atuando com o sentimento de que nenhuma barreira pudesse impedir a determinação de levar adiante a missão de ensinar e aprender.

Em um momento de muitas transformações, a Fundação se manteve conectada às demandas educacionais, adequando matrizes curriculares, conteúdos pedagógicos e materiais didáticos. Nesta perspectiva, reestruturou o Ensino Fundamental em novos pilares, introduzindo aos alunos metodologias ativas, interdisciplinaridade, competências socioemocionais e recursos tecnológicos integrados – como a construção da sala maker, que insere o estudante na cultura digital, ampliando seu universo de experiências e conhecimento. Tudo isso para garantir a formação de um aluno protagonista, preparado para enfrentar os desafios futuros.

Paralelamente a isso, foram promovidas diversas jornadas focadas na formação continuada do corpo docente da Fundação. Um trabalho construído coletivamente, que transformou todo o conhecimento pedagógico adquirido em um processo de aprendizagem e reinvenção contínua.

Para o Superintendente FIEB – Luiz Antonio Ribeiro, esta conquista é fruto da vontade de fazer a diferença e do orgulho de uma equipe engajada em uma atividade tão nobre como a educação: “Graças a Deus tenho uma equipe dedicada e comprometida com o melhor! Agradeço, sobretudo, à confiança e apoio do nosso líder Rubens Furlan e do nosso vice-prefeito Beto Piteri, que sempre estão juntos conosco para a construção deste enorme projeto chamado FIEB!”.

Sobre o Ideb

O Ideb é calculado e divulgado a cada dois anos, e mede a qualidade do ensino das escolas individualmente, das redes de ensino (municipal, estadual, privada), dos municípios, do estado e do Brasil, em suas três etapas: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Por: Bruna Araújo | Mtb 73953SP