13/09/2018 às 13:54

Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis é tema de palestras na FIEB

Orientações aconteceram em quatro unidades da Fundação no mês de agosto

Durante o mês de agosto, a FIEB promoveu mais uma etapa do programa “Saúde na Escola” com novas rodadas de palestras. O tema abordado da vez foi “A sexualidade na adolescência e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis” conduzida por técnicos de enfermagem da Fundação para alunos da 1ª Série do Ensino Médio.

No total, quatro unidades receberam as palestras: Alphaville (Maria Theodora Pedreira de Freitas), Jardim Maria Cristina (Dagmar Ribas Trindade), Parque Imperial (Moacyr domingos Sávio Veronezi) e Parque Viana (Antonio Arantes Filho).

A iniciativa teve como objetivo demonstrar para os alunos por meio de atividades e material informativo sobre a vulnerabilidade com a qual eles se encontram ao se relacionar com outras pessoas sem um método contraceptivo seguro. Foi uma ação alternativa para reconhecer comportamentos vulneráveis, identificar a cadeia de transmissão e refletir sobre a vivência sexual responsável.

Entre essas atividades dinâmicas e as dicas desenvolvidas estava a orientação do uso correto e manejo do preservativo, seja masculino ou feminino, além de informações sobre os locais de aquisição desses materiais como, por exemplo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou diretamente nas farmácias. Também foram apresentados alertas para situações de risco, e detalhado como funcionam os testes rápidos para HIV, sífilis e gravidez.