03/09/2019 às 11:12

Programa de Estágio da Prefeitura capacita estudantes da FIEB

Iniciativa estimula experiência profissional e gera mão de obra qualificada ao município

O estágio é uma experiência importante para o desenvolvimento da carreira de qualquer profissional. Isso porque, por mais que os cursos técnicos ensinem, apenas a experiência do mercado de trabalho pode mostrar a realidade cotidiana da profissão, permitindo o conhecimento prático daquilo que os estudantes aprendem dentro de sala de aula.

O programa de Estágio da Prefeitura de Barueri em parceria com a FIEB, tem como objetivo encaminhar os alunos às suas primeiras experiências profissionais, a fim de estimular o desenvolvimento dentro de suas áreas de formação e, ao mesmo tempo, gerar mão de obra qualificada para o município.

Em três anos, o programa já empregou mais de 1100 alunos dos cursos de: Administração, Contabilidade, Design de Interiores, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Farmácia, Finanças, Hospedagem, Informática, Informática para Internet, Logística, Publicidade, Química, Recursos Humanos, Redes de Computadores, Secretariado, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos, Manutenção e Suporte em Informática e ainda alunos do Ensino Médio Regular.

Os aprendizes atuam atendendo às demandas disponíveis nos órgãos municipais, entre elas, o Centro de Inovação e Tecnologia – CIT, Ganha Tempo Municipal, Ouvidoria, Cartório Eleitoral, Serviços Municipais e as Secretarias de: Administração, Assistência e Desenvolvimento Social, Assuntos de Segurança, Comunicação Social, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Educação, Esportes, Finanças, Indústria Comércio e Trabalho, Obras, Planejamento e Urbanismo, Promoção Social, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Mobilidade Urbana, Suprimentos, Negócios Jurídicos e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Programa de Estágios no Serviço Público Municipal atende à Lei nº 2.540, sancionada pelo prefeito Rubens Furlan em 28 de junho de 2017. A classificação dos alunos é gerada de acordo com a média global do ano anterior e, o critério de desempate, é a frequência escolar.

Ensinando pelo exemplo

Fortalecer o perfil profissional dos estudantes e guiá-los para que saibam tomar boas decisões em relação à carreira é também uma das preocupações do programa. Além de ser a porta de entrada mais fácil para um emprego, o estágio proporciona o desenvolvimento de habilidades essenciais no mercado, como: autonomia, gestão do tempo e capacidade de se relacionar adequadamente em um ambiente empresarial.

Ciente disso, o prefeito de Barueri – Rubens Furlan, desenvolve um cronograma de visitas às repartições onde trabalham alunos da FIEB, aproveitando o momento para compartilhar experiências e conselhos acerca do mundo corporativo.

É esta atenção com o futuro profissional dos jovens de Barueri que reforça o compromisso da FIEB com a excelência de ensino da região.