24/09/2018 às 11:37

Unidade Belval é a única escola da Região Metropolitana a levar troféu da OBMEP

Pelo segundo ano consecutivo, a unidade da FIEB recebe troféu pelo seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática. Homenagem é relativa ao ano de 2017

Embora os resultados da edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ainda não tenham sido divulgados, uma coisa é certa, a unidade do Jardim Belval da FIEB (Brasílio flores de Azevedo) foi contemplada com o Troféu de escolas premiadas pelo ano anterior. Vale ressaltar que a unidade é a única escola pública de toda Região Metropolitana de São Paulo a receber tal homenagem. A região é composta por 39 municípios, incluindo a capital paulista.

Contudo, essa não é a primeira vez que a escola recebe o troféu pelo bom desempenho. No ano passado, a unidade foi destaque com a premiação sendo a única da Região Oeste que figurava na lista, o que reforça a dedicação e o esforço dos estudantes. Em 2017, tal resultado rendeu uma medalha de prata, cinco de bronze e 22 menções honrosas, o que contribuiu para obter o troféu para a escola.

Neste ano, além da unidade do Jardim Belval da FIEB, oito escolas de outras regiões também receberam o troféu, sendo cinco de Ensino Médio. Os municípios em que estão situadas essas entidades são: Barueri, Capivari, Gabriel Monteiro, Jales, Jau, Sertãozinho, Sumaré e Urupes.

Reconhecimento
Para a professora Cláudia Pereira, coordenadora de área da unidade Jardim Belval, todo reconhecimento do troféu OBMEP 2017 para a escola é fruto de um trabalho engajado e coletivo. “Em especial, do mérito de nossos alunos. Que esse prêmio semeie com sementes de mérito os campos de futuras colheitas das escolas FIEB”, comentou a docente.

Na OBMEP, 5% dos alunos que obtiverem melhor aproveitamento na primeira fase são selecionados para a segunda, que consiste em uma prova dissertativa realizada no mês de setembro. Neste ano, o teste ocorreu no dia 15 e os resultados serão apresentados em 21 de novembro. As provas da primeira fase da Olimpíada de Matemática ocorreram em 5 de junho.

A OBMEP é destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e escolas Privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação. As disputas são divididas em três níveis. O nível 1 engloba estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, já o nível 2 é para estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e, por fim, o nível 3 vale para alunos do Ensino Médio.

Confira a lista completa de premiados: http://premiacao.obmep.org.br/2017/verRelatorioEscolasPremiadas-SP.do.htm