Acesso

Informática


Eixo tecnológico:

Informação e Comunicação

Descrição do curso:

Todos os anos, o curso capacita profissionais de excelência para o mercado de trabalho, aptos a enfrentarem as dificuldades e proporem soluções adequadas e criativas. O técnico em Informática é especializado tanto em montagem e manutenção de computadores, quanto em linguagens de programação e pode atuar em diversas áreas da Tecnologia da Informação.

Forma:

Integrada diurno | Integrada noturno | Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado diurno e noturno) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3240 horas (Integrada diurno) | 3000 horas (Integrada noturno) | 1200 horas (Concomitante/Subsequente noturno).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Raciocínio lógico; facilidade para resolução de problemas; interesse por tecnologia e inovação; gosto por fórmulas e projeções; versatilidade. O profissional formado no curso pode desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação, utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados, realizar testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados, além de executar manutenção de programas de computadores implantados.

Campo de atuação:

O mercado de tecnologia apresenta um crescimento constante, mesmo diante de qualquer crise. Desta forma, este profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, indústrias em geral; comércio; empresas de prestação de serviços e tecnologia da informação; como autônomo em consultoria, treinamento e desenvolvimento de softwares.

Certificação:

Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais (ao concluir o Módulo II).

Diploma:

Técnico em Informática (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - BRASÍLIO FLORES DE AZEVEDO" - FIEB Unidade Jardim Belval (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Marcelo Samuel Martins Lallo

E-mail:
marcelo.lallo@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formado em Processamento de Dados com Complementação Pedagógica em Matemática pela UNIFIEO, possui formação complementar em Administração de Banco de Dados, pela Veris Educacional - Grupo IBMEC, além de cursos de extensão e cursos livres direcionados para a área de Business Intelligence e Bancos de Dados. Atuou em áreas como Banco de Dados, Business Intelligence, Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e possui experiência profissional como Consultor em Tecnologia da Informação, com diferentes projetos, dentre os quais um novo modelo de seleção de pessoal para estagiários e prestadores de serviços, consultoria técnica para a área Comercial e gestão de projetos de software em Clientes, etc. Detém conhecimento intermediário em inglês e básico em espanhol.