Acesso

Análises Clínicas


Eixo tecnológico:

Ambiente e Saúde

Descrição do curso:

Nesse curso, o aluno tem a oportunidade de incorporar, por meio de aulas teóricas e práticas, as habilidades técnicas da área e dos padrões estabelecidos para a coleta e análise de amostras biológicas e diagnósticos. Além de ter conhecimento sobre as atividades da rotina laboratorial, ao final do curso, o aluno estará apto a apresentar-se como profissional da saúde engajado nas inovações e desafios da profissão.

Forma:

Integrada diurno | Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3240 horas + 250 horas de Estágio Supervisionado Obrigatório (Integrado) | 1200 horas + 250 horas de Estágio Supervisionado Obrigatório (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Atenção a detalhes; facilidade de concentração; inteligência emocional; cuidado e zelo; interesse por questões científicas e sociais. O profissional formado no curso pode executar atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. O Técnico em Análises Clínicas tem habilidades e competência para executar ações de rotina de trabalho em laboratório de análises clínicas, manusear aparato tecnológico de laboratório de saúde, além de aplicar técnicas adequadas de descarte de fluidos e resíduos biológicos e químicos.

Campo de atuação:

As análises clínico-laboratoriais têm, nos últimos anos, despontado como indispensáveis e, cada vez mais, há uma demanda por técnicos no mercado de trabalho. Os profissionais formados no curso podem atuar em laboratório de análises clínicas e de diagnósticos médicos em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde (UBS), unidades de pronto atendimento (UPAS), hemocentros e afins.

Certificação:

Auxiliar de Laboratório da Saúde (ao concluir o Módulo II).

Diploma:

Técnico em Análises Clínicas (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - PROF.ª MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO" - FIEB Unidade Engenho Novo (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Priscilla Pina Pardo

E-mail:
priscilla.pardo@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC), possui pós-graduação em Biologia Molecular e Citogenética pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP), Mestrado em Conservação da Fauna pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) e pós-graduação em Educação Sistêmica: Cultivando Ecossistemas de Aprendizagem (Pedagogia para Liberdade). Em sua experiência profissional, já atuou no Centro de Controle de Zoonoses - Secretaria Municipal da Saúde - Prefeitura de São Paulo, no Laboratório de Imuno-hematologia Forense da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e participou de Workshop do Laboratório de Biodiversidade Molecular e Conservação da Fauna UFSCar/FPZSP e do Encontro Mico em Prosa - Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto (Realização: UFSCar/FPZSP).