Acesso

Análises Clínicas


Eixo tecnológico:

Ambiente e Saúde

Descrição do curso:

Nesse curso, o aluno tem a oportunidade de incorporar, por meio de aulas teóricas e práticas, as habilidades técnicas da área e dos padrões estabelecidos para a coleta e análise de amostras biológicas e diagnósticos. Além de ter conhecimento sobre as atividades da rotina laboratorial, ao final do curso, o aluno estará apto a apresentar-se como profissional da saúde engajado nas inovações e desafios da profissão.

Forma:

Integrada diurno | Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3240 horas + 250 horas de Estágio Supervisionado Obrigatório (Integrado) | 1200 horas + 250 horas de Estágio Supervisionado Obrigatório (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Atenção a detalhes; facilidade de concentração; inteligência emocional; cuidado e zelo; interesse por questões científicas e sociais. O profissional formado no curso pode executar atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. O Técnico em Análises Clínicas tem habilidades e competência para executar ações de rotina de trabalho em laboratório de análises clínicas, manusear aparato tecnológico de laboratório de saúde, além de aplicar técnicas adequadas de descarte de fluidos e resíduos biológicos e químicos.

Campo de atuação:

As análises clínico-laboratoriais têm, nos últimos anos, despontado como indispensáveis e, cada vez mais, há uma demanda por técnicos no mercado de trabalho. Os profissionais formados no curso podem atuar em laboratório de análises clínicas e de diagnósticos médicos em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde (UBS), unidades de pronto atendimento (UPAS), hemocentros e afins.

Certificação:

Auxiliar de Laboratório da Saúde (ao concluir o Módulo II).

Diploma:

Técnico em Análises Clínicas (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - PROF.ª MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO" - FIEB Unidade Engenho Novo (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Priscilla Pina Pardo

E-mail:
priscilla.pardo@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Bióloga e Mestra em Conservação da Fauna pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP). Possui especialização em Biologia Molecular e Citogenética, além de formação em Educação Baseada na Natureza, com enfoque em pensamento sistêmico e desenvolvimento integral. Com ampla experiência em pesquisa básica e aplicada, atuou em instituições renomadas, como o Laboratório de Imunohematologia Forense da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Nesse contexto, conduziu estudos nas áreas de genética e citogenética, incluindo identificação humana a partir de amostras de DNA genômico e mitocondrial, além da manutenção de culturas celulares. Também integrou a equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (CCZSP), onde desenvolveu pesquisas voltadas ao diagnóstico da raiva. Suas atividades envolveram a detecção de antígenos em amostras de tecidos de mamíferos suspeitos (como encéfalo, córtex e cerebelo) utilizando técnicas de Imunofluorescência Direta (IFD) e Isolamento Viral em Cultivo Celular (IVCC). Atualmente, cursa Pedagogia, expandindo sua formação e aprofundando sua atuação na área educacional. Com nove anos de experiência na formação de profissionais da área da saúde, dedica-se ao desenvolvimento de ecossistemas de aprendizagem inovadores, promovendo práticas pedagógicas transformadoras que estimulam o desenvolvimento integral e o pensamento crítico.