Acesso

Análises Clínicas


Eixo tecnológico:

Ambiente e Saúde

Descrição do curso:

Neste curso, o aluno tem a oportunidade de incorporar, por meio de aulas teóricas e práticas, as habilidades técnicas da área e dos padrões estabelecidos voltados à coleta de dados e diagnósticos. Além de aprender as atividades de rotina, ao final do curso, o aluno estará apto apresentar-se como profissional engajado nas inovações e desafios da profissão.

Forma:

Integrada diurno | Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3240 horas + 250 horas de Estágio Supervisionado Obrigatório (Integrado) | 1200 horas + 250 horas de Estágio Supervisionado Obrigatório (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Atenção a detalhes; facilidade de concentração; inteligência emocional; cuidado e zelo; interesse por questões científicas e sociais. O profissional formado no curso pode executar atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. O Técnico em Análises Clínicas tem habilidades e competência para executar ações de rotina de trabalho em laboratório de análises clínicas, manusear aparato tecnológico de laboratório de saúde, além de aplicar técnicas adequadas de descarte de fluidos e resíduos biológicos e químicos.

Campo de atuação:

As análises clínico-laboratoriais têm, nos últimos anos, despontado como indispensáveis e, cada vez mais, há uma demanda por técnicos no mercado de trabalho. Os profissionais formados no curso podem atuar em laboratório de análises clínicas e de diagnósticos médicos em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde (UBS), unidades de pronto atendimento (UPAS), hemocentros e afins.

Certificação:

Auxiliar de Laboratório da Saúde (ao concluir o Módulo I).

Diploma:

Técnico em Análises Clínicas (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - PROF.ª MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO" - FIEB Unidade Engenho Novo (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Estrutura

Coordenador Géssyca Baveloni

E-mail:
gessyca.baveloni@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formada em Biomedicina, pela Universidade Nove Julho, possui formação complementar em Citologia Hematológica pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo, Especialização em Hematologia Laboratorial pela Universidade Municipal São Caetano do Sul, Especialização em Formação Pedagógica de graduados não licenciados pelo Centro Paula Souza, Especialização em Gestão Escolar pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Além disso, cursou Educação Tecnológica e Avaliação da Aprendizagem, pelo CEETEPS, Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hemograma, Anemia e Linfadenopatia na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, dentre outros. Atuou na Educação e em Laboratório de Análises Clínicas, além de possuir experiência profissional como Biomédica no Laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein. Detém conhecimento intermediário em inglês. É autora de produções científicas, a saber: “Parasitoses Intestinais: Contaminação Via Cédulas Monetárias”, “Análise Parasitológica de Sanitários de Uso Coletivo”, etc.