Acesso

Edificações


Eixo tecnológico:

Infraestrutura

Descrição do curso:

O curso técnico em Edificações habilita o aluno a desenvolver e executar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais; planejar a execução de obras e seu orçamento; prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas, dentre outros.

Forma:

Integrada diurno | Concomitante/Subsequente noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 3 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3240 horas (Integrado) | 1200 horas (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Capacidade de analisar e resolver problemas; raciocínio lógico; interesse por instrumentos, máquinas e equipamentos; facilidade com números e cálculos. O profissional formado no curso pode desenvolver e executar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais de acordo com normas técnicas e a legislação. Além disso, planeja a execução de obras e seu orçamento, presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas, orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de edificações, além de auxiliar na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Campo de atuação:

O mercado de trabalho para o Técnico em Edificações é considerado amplo, principalmente na construção civil, seu maior empregador. Dessa forma, este profissional pode atuar em escritórios de projetos, setor imobiliário e no planejamento, supervisão e controle da execução de obras, independentemente do tipo de estrutura.

Certificação:

Laboratorista (ao concluir o Módulo I).

Cadista para a Construção Civil (ao concluir o Módulo II).

Desenhista Calculista para a Construção Civil (ao concluir o Módulo III).

Diploma:

Técnico em Edificações (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - BRASÍLIO FLORES DE AZEVEDO" - FIEB Unidade Jardim Belval (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Fabrício Leonardo Marques Botelho

E-mail:
fabricio.marques@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP. Atuação como profissional autônomo no segmento de Computação Gráfica com representação de projetos, maquetes eletrônicas e animações (1996), projetos arquitetônicos e gerenciamento de obras. Opção pela docência e ingresso na FIEB, Cursos Técnicos em Edificações e Design de Interiores. Coordenador do Curso Técnico em Design de Interiores. Assessor da Diretoria de Gestão Técnica da FIEB. Coordenador da Educação Profissional da FIEB. Especialização em Educação Profissional de Nível Médio pelo Centro Paula Souza. Coordenador do Curso Técnico em Edificações.