Acesso

Publicidade


Eixo tecnológico:

Produção Cultural e Design

Descrição do curso:

O curso é guiado pelo desenvolvimento dos meios e das formas de comunicação. Em geral, é voltado para a criação e produção de peças publicitárias para meios impressos e digitais, além da elaboração de campanhas publicitárias e planejamento de mídia. Para ampliar as oportunidades voltadas ao mercado de trabalho, o curso ainda oferece noções de Marketing.

Forma:

Integrada Diurno | Concomitante/Subsequente Noturno.

Duração:

3 séries anuais (Integrado) | 2 módulos semestrais (Concomitante/Subsequente).

Carga horária:

3150 horas (Integrado) | 825 horas (Concomitante/Subsequente).

Pré-requisitos:

Integrado: Ensino Fundamental completo.

Concomitante/Subsequente: Ensino médio completo ou cursando a partir da 2ª série.

Formas de ingresso:

Integrado: reserva de vagas destinadas a egressos da rede escolar municipal de Barueri, conforme lei vigente.

Concomitante/Subsequente: Processo seletivo (Vestibulinho), conforme lei vigente.

Perfil do egresso:

Senso artístico e estético; olhar criativo, original e inovador; dinamismo; capacidade de analisar criticamente e argumentar. O profissional formado no curso pode criar, elaborar e planejar projetos de comunicação em diversas mídias, com o objetivo de tornar pública uma ideia, ideais, produtos, serviços e/ou marcas. Além disso, o Técnico em Publicidade tem competências e habilidades para conceber marcas, produtos e serviços com foco nas necessidades das pessoas, da sociedade e do mercado, realizar pesquisa na prospecção de imagens, mídia, comportamento e linguagens e coletar dados de impactos de campanhas publicitárias.

Campo de atuação:

Por ser uma área muito abrangente, existem múltiplas possibilidades de atuação e, nos dias de hoje, o profissional que deseja atuar nessa área deve ser tão dinâmico quanto às mudanças tecnológicas. Pode atuar em agências de publicidade, comunicação, marketing, produtoras de áudio, vídeo ou web, veículos de comunicação, entre outros.

Certificação:

Assistente de Produção Publicitária (ao concluir o Módulo I).

Diploma:

Técnico em Publicidade (ao término do curso).

Unidades:

"Instituto Técnico de Barueri - ITB - PROF.ª MARIA THEODORA PEDREIRA DE FREITAS" - FIEB Unidade Alphaville (Integrado e Concomitante/Subsequente).

Coordenador Lidiane Alves de Souza

E-mail:
lidiane.souza@docente.fieb.edu.br

Currículo do coordenador
  • Formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Bandeirantes, possui Pós-Graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, pelo SENAC e Formação Pedagógica, pela FATEC. Além disso, como formação complementar, cursou Fotografia Básica e Iluminação Fotográfica pelo SENAC, Storytelling e Transmídia, pelo Coletividad, Direção de Arte na Publicidade e Identidade Visual pela Faculdade de Belas Artes. Atuou em áreas como Direção de Arte para Publicidade, Fotografia, Audiovisual, Redação Publicitária e possui experiência profissional como Analista de Atendimento Comercial/Pós-Venda na USS, Analista de Marketing, na empresa P&G e Diretora de Arte na Abilità. Detém conhecimento intermediário em inglês e básico em espanhol.